Hoje (12/8) é o ‘Dia Internacional da Juventude’ e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes), promove ações para auxiliar os jovens a entrar no mercado de trabalho. Através dos Centros de Referência da Juventude (CRJs), cursos de qualificação são oferecidos a jovens de comunidades do Rio de Janeiro. As inscrições continuam abertas.
“Nosso objetivo é oferecer oportunidade para que os jovens aprendam uma nova profissão e possam ganhar dinheiro com o que aprendem nos CRJs. Disponibilizamos diversos cursos gratuitos, nas diferentes áreas de interesse dos jovens, para que possam se capacitar e atuar no mercado de trabalho”, afirma Luan Monteiro, superintendente de Juventude da secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável.
Os CRJs têm cursos nas áreas de beleza, informática, oficinas de drone, fotografia, edição de vídeo, DJ, além de esportes, em Manguinhos, no Jacarezinho, em Vila Paciência e no Pavão-Pavãozinho-Cantagalo. As aulas são a porta de entrada para que os alunos consigam entrar no mercado de trabalho.
“Eu sei que esse curso vai me agregar em muitas coisas. Eu nunca tive a oportunidade de fazer uma qualificação gratuita. Já estou sonhando com estúdio, fotos de casamento, de festas. vou alavancar, daqui a pouco estou conhecida”, afirma Thuane Lima Almeida, 29 anos, aluna de fotografia do CRJ de Manguinhos.
Aluna da oficina de Tranças e Penteados Mônica de Araújo Neto Loures, de 15 anos, ressalta a importância das aulas para o seu futuro na carreira.
“Esse curso está me dando muitas oportunidades para entrar no mercado de trabalho, para conseguir seguir essa carreira com mais experiência”, disse.
A expectativa de Davi da Costa de Sena, 16 anos, também aluno de Manguinhos, é aprimorar suas habilidades como fotógrafo para transformar em uma profissão.
“Eu já queria um curso de fotografia há muito tempo. Eu vim aprimorar meu conhecimento sobre as câmeras, me aprofundando um pouco mais e, quem sabe no futuro, poder trabalhar com fotografia”, finaliza.
Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro