As inscrições para os cursos sobre Eleições e Jornalismo Ambiental estão com as inscrições abertas até 21 de agosto. Serão selecionados 60 profissionais.
A iniciativa, promovida pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e o Brasil.IO, faz parte do projeto apoiado pela Earth Journalism Network, e busca aprimorar o CruzaGrafos em temas de biodiversidade. A prioridade na seleção é para jornalistas residentes em regiões de diferentes biomas brasileiros, como Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Pantanal e Zona Costeira.
Os cursos abordarão temas essenciais para a prática do jornalismo investigativo e ambiental, incluindo métodos para encontrar informações sobre candidatos nas eleições municipais de 2024, cruzamento de informações relevantes sobre candidatos com diversas fontes de dados, desenvolvimento de roteiros de investigações baseadas em evidências utilizando o CruzaGrafos e ferramentas abertas.
Também serão abordados o uso de bases de dados do Ibama e ICMBio relacionadas às eleições municipais, técnicas para encontrar informações sobre mudanças climáticas em municípios brasileiros, incluindo emissões de gases de efeito estufa, e informações sobre o Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal. Os participantes receberão material didático sobre investigações baseadas em evidências, facilitando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
A série de cursos será composta por cinco sessões, que ocorrerão entre agosto e novembro de 2024. A primeira sessão ocorrerá dia 21 de agosto, a segunda no dia 18 de setembro, a terceira em 25 de setembro, a quarta em 16 de outubro e a última sessão será no dia 13 de novembro.
As sessões abertas no YouTube da Abraji permitirão a participação de todos os interessados. As sessões dos dias 18 de setembro e 16 de outubro serão exclusivas para jornalistas previamente selecionados, por meio de um formulário de inscrição que será disponibilizado a partir de 21 de agosto.