A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou dois novos cursos gratuitos de tecnologia, ofertados por meio do Programa de Inclusão Digital: Introdução à IA e Aplicações no Dia a Dia e Criação de Conteúdo e Oportunidades com IA. As aulas, com início previsto para a primeira quinzena de fevereiro, serão realizadas de forma presencial, na Unidade de Inclusão Digital da Prodabel (rua José Clemente Pereira, 440, bairro Ipiranga), com turmas de manhã (8h às 12h) e à tarde (13h às 17h). As inscrições podem ser feitas presencialmente no local ou neste link.
Cada um dos cursos terá 20h de carga horária. O primeiro vai abordar o que é inteligência artificial, com foco em desmistificar essa tecnologia; como a IA já está inserida no dia a dia, mesmo que o usuário não note; fundamentos de busca e organização; IA para comunicação; ética e segurança digital. Já o segundo curso traz aprofundamento em geração de textos com a ferramenta; geração de imagens; IA para aprendizado e estudo; IA e oportunidades de empreendedorismo; e perspectivas para o futuro. As duas atividades contam com aulas práticas e exercícios de criação de prompts (comandos dados à inteligência artificial).
O foco da iniciativa é aproximar a ferramenta do cidadão, mostrando o potencial da IA, como agilidade, possibilidades de negócio e geração de renda, e automação de rotinas, garantindo também o uso ético e seguro da ferramenta. “O lançamento desses dois cursos é um marco importante para nossa missão de democratizar o acesso à tecnologia. Entendemos que a inteligência artificial não é só uma tendência, mas a base da nova economia. Oferecemos duas trilhas de aprendizagem que vão permitir que o aluno automatize tarefas repetitivas, ganhe velocidade na tomada de decisões, amplie a capacidade criativa e expanda os horizontes no mercado de trabalho. Os cursos foram pensados tanto para o primeiro contato com essa tecnologia, quanto para desenvolvimento de funções mais complexas”, destacou o diretor-presidente da Prodabel, Fernando Lopes.
O Programa de Inclusão Digital conta ainda com mais de 20 cursos, presenciais e à distância, que vão desde conteúdos básicos até profissionalizantes. A iniciativa foi responsável por emitir mais de 23.000 certificados ao longo dos últimos quatro anos. Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.

