Defensoria inova com cursos profissionalizantes para moradoras de comunidade no Sarandi: Descubra mais!

Porto Alegre (RS)A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) visitou, nessa terça (14), a Associação Comunitária Loteamento Asa Branca (ASCOLAB) para apresentar um projeto de formação direcionado às mulheres da comunidade. O diálogo ocorreu na sede da entidade, no bairro Sarandi, e teve mediação da líder Aline Tavares.

A proposta compreende cursos técnicos, com 2 anos de duração, e outros de qualificação, com tempo mínimo de 3 meses. Algumas das capacitações ofertadas são Técnico em Enfermagem, Transações Imobiliárias, Estética, Gestão de Negócios e Acompanhamento de Idosos. Todos são inteiramente gratuitos.

A vila Asa Branca se insere em um contexto de vulnerabilidade social, com maior parte dos moradores sem formação acadêmica completa ou sem a exercer profissionalmente. Aline explica que são “muitas mães solo, muitas trabalham o dia inteiro, mas todas querem uma vida melhor”. Também representa uma das áreas mais afetadas pelas enchentes na capital.

Eliamar, uma das integrantes da comunidade presentes na reunião, comenta que sempre gostou da área da informática e tinha o sonho de estudar Tecnologias da Informação, mas nunca conseguiu devido ao alto custo financeiro do curso. Atualmente é cuidadora de idosos e, ao ouvir as oportunidades apresentadas pelo projeto, afirmou “vocês caíram do céu”.

A consulta foi promovida pela defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NUDECA), Paula Simões, junto da defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM) Paula Granetto, além da servidora Ângela Gomes.

Créditos para Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima