A Deloitte anunciou nesta quarta-feira (9/4) a expansão de suas alianças com o Google Cloud e a ServiceNow para permitir que os clientes dimensionem rapidamente seus recursos de IA agêntica, ajudando a construir as empresas do futuro. Como parte dessa expansão, a Deloitte está introduzindo um conjunto de mais de 100 agentes prontos para implementação, alimentados pelos modelos Gemini e Agentspace do Google, para transformar as interações com os clientes e aprimorar as experiências dos funcionários.
A Deloitte também está colaborando com o Google Cloud e a ServiceNow no Agent2Agent (A2A), o protocolo de interoperabilidade aberta do Google Cloud, para permitir uma comunicação bem-sucedida entre agentes em plataformas e serviços. Esse protocolo de interoperabilidade permitirá ecossistemas multiagentes e capacitará os clientes a trocar informações de forma mais eficaz em várias fontes de dados e provedores de Nuvem, melhorando a eficácia do agente, reduzindo os custos de desenvolvimento e maximizando o valor a longo prazo.
As organizações agora podem resolver consultas de clientes sobre pedidos atrasados com agentes de IA integrados trabalhando de forma eficaz no Google Cloud e no ServiceNow
“Os clientes estão sendo inundados com informações sobre os agentes e, embora estejam interessados, muitas vezes não sabem por onde começar. É aí que entramos”, disse Jason Salzetti, presidente e CEO da Deloitte Consulting LLP. “Este é o nosso maior investimento até agora com o Google Cloud, para fornecer um caminho claro e estruturado para as empresas adotarem e dimensionarem a IA agencial. Com colaborações como Google Cloud e ServiceNow, pretendemos ser um balcão único para os clientes reimaginarem suas operações, impulsionando a inovação e aumentando a produtividade em todas as suas plataformas corporativas”, completou.
Os agentes de IA da Deloitte são projetados para uma ampla gama de tarefas em vários setores e funções de negócios, incluindo atendimento ao cliente, compras, técnico, marketing, vendas, jurídico e recursos humanos. Agentes específicos do setor também estão disponíveis para serviços de saúde, consumidores e financeiros. De acordo com estimativas da Deloitte, as equipes podem antecipar pelo menos 30% de melhoria na produtividade, dependendo do caso de uso. Os principais exemplos de agentes incluem:
Redlining de contrato: os clientes corporativos podem implementar esse agente para entender melhor o jargão jurídico ao revisar contratos, com insights e recomendações baseados em IA sobre como otimizar.
Automação de empréstimos de crédito: os clientes de serviços financeiros e bancários podem utilizar a IA agencial para preencher automaticamente documentos de empréstimo e crédito com dados selecionados e relatórios de inteligência.
Transformação de dados: os agentes prontos para uso podem ajudar as equipes de desenvolvimento a concluir o trabalho técnico mais rapidamente, automatizando várias etapas nos fluxos de trabalho de engenharia de dados, como a produção de código otimizado do BigQuery ou o desenvolvimento de casos de teste.
Os clientes governamentais e de serviços públicos também podem aumentar a eficiência, agilizar processos e melhorar os serviços aos constituintes com agentes de produtividade do trabalhador que podem pesquisar e filtrar documentos, examinar regulamentos detalhados e melhorar o gerenciamento de TI.
“O Google Agentspace permite que funcionários e agentes encontrem e explorem facilmente informações de todas as organizações, permitindo uma pesquisa com qualidade do Google, independentemente de onde os dados estejam hospedados”, disse Kevin Ichhpurani, presidente da Global Partner Organization do Google Cloud. “Por meio de nossa colaboração com a Deloitte, podemos oferecer aos clientes soluções prontas para uso que usam o Agentspace e outras tecnologias de IA para aprimorar o trabalho diário em quase todos os setores – e disponibilizaremos agentes para implementação rápida por meio do Google Cloud Marketplace.”
Protocolo unificado do agente de IA
À medida que os agentes de IA se tornam um diferencial competitivo para as empresas atenderem às crescentes demandas dos clientes e do mercado, sua colaboração entre sistemas corporativos isolados é essencial. Para resolver isso, a Deloitte está trabalhando com o Google Cloud e o ServiceNow para promover o A2A, o novo padrão aberto do Google Cloud para interoperabilidade de agentes. O A2A permitirá que os agentes em qualquer plataforma interajam, troquem informações e coordenem ações de forma eficaz e segura, liberando todo o potencial colaborativo da IA.
“À medida que as empresas adotam o poder dos agentes de IA para agilizar o trabalho e impulsionar a produtividade, um desafio crítico permanece: a interoperabilidade”, disse Amit Zavery, presidente, diretor de Produtos e diretor de Operações da ServiceNow. A maioria das plataformas agenciais hoje opera em silos, criados para tarefas especializadas, confinados a um sistema e incapazes de colaborar entre plataformas. Na ServiceNow, estamos comprometidos com a abertura e o fornecimento de soluções de automação orientadas por agentes de IA em toda a empresa. Com a união da Deloitte, ServiceNow e Google Cloud, estamos posicionados de forma única para ajudar as equipes de agentes de IA a trabalhar em todas as plataformas para liberar todo o potencial da IA agêntica”, afirmou.
Demonstrando o poder prático do A2A, a Deloitte e a ServiceNow estão usando esse protocolo no Google Cloud para criar uma experiência agencial unificada para gerenciamento de campo. As organizações agora podem resolver consultas de clientes sobre pedidos atrasados com agentes de IA integrados trabalhando de forma eficaz no Google Cloud e no ServiceNow. Esses agentes de IA extrairão dados do cliente de várias fontes, como CRM, compras e logística, para fornecer uma visão unificada e recomendações para uma resolução de problemas mais rápida e inteligente.