Muito em breve, os Ray-Ban Meta e os Apple Vision Pro enfrentarão novos concorrentes, já que o mercado está em plena expansão na China. O segmento de óculos inteligentes e de realidade aumentada vive um crescimento extraordinário, com diversos fabricantes chineses já acumulando um histórico promissor.
Ao contrário do mercado de realidade virtual — muito voltado para os videogames —, o segmento de realidade aumentada é muito mais ambicioso e apresenta um futuro em que esse tipo de dispositivo será o complemento perfeito para nossos smartphones.
A China está se mostrando especialmente interessada nesse setor, e abaixo é possível conferir uma análise de alguns destaques dessa indústria, além de explicações sobre os tipos de dispositivos que existem e os desafios que esses fabricantes enfrentam.
Xiaomi
Os novos óculos inteligentes deste fabricante, os Xiaomi AI Glasses, competem diretamente com os Ray-Ban Meta e têm características atraentes, como a capacidade de gravar vídeo continuamente durante 45 minutos ou ter uma bateria de 8,5 horas.
O controle tátil nas hastes se junta a características atraentes, como a possibilidade de escurecer ou clarear a tonalidade das lentes para que pareçam óculos de sol ou óculos mais translúcidos. Tal como os seus concorrentes, possui câmeras para capturar imagens e vídeos, mas também é possível efetuar pagamentos com elas simplesmente olhando para um código QR, um método muito comum na China.
Alibaba
Esta empresa também não quer ficar para trás e, no final de julho, apresentou os seus Quark AI Glasses, que serão lançados na China no final de 2025 e que terão um componente muito especial: o seu modelo de IA Open Source Qwen, um dos mais conceituados do mercado.
Não há muitos detalhes sobre as especificações, mas a Alibaba indicou que elas serão semelhantes as dos concorrentes. Ou seja: câmeras para capturar fotos e vídeos, bem como alto-falantes e microfones para manter conversas telefônicas e conversar com sua IA. É aí que seu próprio modelo de IA quer fazer a diferença.
Huawei
A empresa que durante algum tempo detinha o domínio mundial dos celulares está há mais tempo do que parece trabalhando nesse segmento. Já em 2021, lançou seus Eyewear com HarmonyOS, mas agora quer ir além com modelos adaptados aos tempos atuais.
Um deles é a evolução desse produto. Os Huawei Eyewear 2 não são tão ambiciosos quanto seus concorrentes chineses e se concentram no áudio. Na verdade, não há câmeras para tirar fotos ou gravar vídeos, e aqui a aposta é usá-los como óculos com alto-falantes e microfones integrados.
Isso os torna mais leves e com uma autonomia promissora (11 horas, garante o fabricante), mas também permite seu uso não apenas para ouvir música ou podcasts, mas também para o uso de chatbots de IA que permitem conversar em tempo real.
Baidu
A Baidu é outra das grandes empresas tecnológicas chinesas e também parece estar muito interessada neste segmento. Isso é demonstrado pelo lançamento dos seus óculos Xiaodu AI Glasses na Baidu World Conference de 2024.
O fabricante garantia que eram as primeiras com um modelo de IA nativo chinês e que, além disso, teoricamente competiam diretamente com as Ray-Ban Meta em termos de desempenho. Desde o lançamento, porém, a disponibilidade real desses óculos ainda não foi confirmada.
XReal
Um dos fabricantes com mais experiência neste mercado. Sua trajetória é tão relevante que, durante o evento Google I/O, uma das demonstrações com Android XR foi feita com um de seus últimos modelos de óculos inteligentes.
O Project Aura, que estará disponível em 2026, é um dos vários modelos que a Xreal ofereceu nos últimos anos, entre os quais se destacam o XReal Pro, o XReal One e o XReal Air 2 Ultra.
Em ambos os casos, temos óculos de realidade aumentada que possuem minitelas integradas nas quais é possível exibir todo tipo de informação. A proposta está entre o que propõem, por exemplo, os Vision Pro e os Ray-Ban Meta, mas o formato — óculos de sol, embora maiores do que o normal — é especialmente atraente.
Entre outros nomes conhecidos e que também merecem destaque estão Rokid, Wigain, RayNeo, INMO, Meizu e Vivo.
Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no TikTok, Facebook, Threads, Instagram, Bluesky e Twitch!
