Interessados em cursos gratuitos de robótica, programação e web design no Distrito Federal, com aulas ministradas em Arapoanga, tem até segunda-feira (07/10) para efetuar a matrícula. É quando começam as aulas da última etapa do projeto Qualificatech. Ao todo, oferece 120 vagas, divididas entre os três cursos. Antes, o projeto passou por Planaltina e Sobradinho.
Com objetivo de capacitar os alunos no desenvolvimento de habilidades modernas e em conhecimentos práticos, a iniciativa tem realização do Instituto Brasil Sapiens, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal. Cada curso tem carga horária de 40 horas, somando 480 horas de aula.
Demanda até 2025
Uma pesquisa a nível global realizada pela Gi Group Holding revelou que mesmo a grande demanda no mercado de tecnologia, quase 45% das empresas têm enfrentado dificuldade para preencher as vagas, por falta de qualificação dos trabalhadores. Só no Brasil, segundo o estudo, somente 10,9% das empresas relataram que não sofrem com essa dificuldade.
De 2021 a 2025, a Brasscom prevê cerca de 800 mil vagas no setor de TI no país, mas mesmo com a quantidade anual de profissionais formados na área, estimada em 53 mil, ainda deve haver uma lacuna de mais de 550 mil vagas. Até lá, o Distrito Federal deve ter uma demanda de 20,8 mil profissionais de TI qualificados, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial, feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Inscrições para o Qualificatech
Pessoas a partir dos 14 anos podem se inscrever, com menores de idade participando mediante autorização dos pais ou responsáveis. As inscrições estão abertas pelo Sympla até quando começam as aulas. A seleção dos alunos, vale destacar, funciona por ordem de inscrição, com prioridade para pessoas com deficiência. Se o número de inscritos ultrapassar a quantidade de vagas, uma lista de espera será criada.
Serviço
Qualificatech – cursos de Robótica, Programação e Web Design
Locais das aulas:
Arapoanga – 8 a 18 de outubro
Inscrições: gratuitas, via Sympla
Mais informações: @df.qualificatech (Instagram)
Fonte: Agência Mentha