Com o objetivo de aprofundar temas que pautam discussões na área da Ciência da Informação, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), promove uma série de palestras com especialistas dentro do projeto Escola de Inverno 2024. Ao todo, são 10 cursos gratuitos que acontecem, de 12 a 16 de agosto de 2024, de forma on-line e presenciais, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro.
A oficina ‘desinformação e a anticiência: como impedir que o mundo vire um espaço de devaneios informacionais’, cuja participação contou com a presença de Tiago Braga, diretor do Ibict, apresentou uma ampla visão sobre a desinformação e integridade da informação em um contexto mais amplo. Os participantes detiveram-se a explorar a conceitualização da temática, o uso da desinformação ao longo dos séculos, os movimentos de pós-verdade, e o que se entende sobre produção e disseminação de informações falsas. Caminhos para enfrentar o problema e as ações que já estão sendo realizadas também foram apresentadas.
Ao falar sobre a relação do tema com o Ibict, Braga ressaltou que o Instituto trabalha para possibilitar ferramentas que garantam a integridade das informações, tendo como elemento central a prevalência da ciência. Para ele, é relevante abordar o tema potencialmente prejudicial “para os avanços que já temos até agora enquanto sociedade”.
Nesse sentido, o gestor lembrou da pandemia quando a comunidade científica foi atacada e houve tentativa de desacreditá-la. No entanto, graças à atuação das descobertas científicas, como o mapeamento genético do vírus e os testes das vacinas, foi possível construir o caminho para que o mundo saísse da crise. Além do exemplo recente, o pesquisador recordou do surto de cólera ocorrido na década de 1850 no Reino Unido, cujo papel das pesquisas mudaram o entendimento sobre a transmissão e a cura da doença.
Com relação à integridade da informação, Braga mencionou o conceito de pobreza informacional estudado por Elfreda Chatman “sobre o consumo de informações e de como as pessoas lidavam com o que chegava até elas”.
Na sequência, ele apresentou as iniciativas desenvolvidas pelo Ibict, com projetos já consolidados e outros em formulação, na busca pela integridade da informação com respaldo da ciência. Todas essas ações compõem a Rede Minerva de Pesquisa, um espaço que agrupa projetos, pesquisadores, descobertas e resultados sobre integridade da informação e combate à desinformação.
Rede Minerva de Pesquisa
Selo Oasisbr: para a certificação de teses acadêmicas e as informações científicas;
Canal Ciência: espaço que interliga as publicações científicas e a sociedade em geral, tentando traduzir a ciência para a população;
Projeto Baobá: acompanha o debate público digital para identificar a ocorrência da desinformação acerca de Políticas Públicas e de Direitos Difusos;
Projeto DNA: acompanha o debate público digital relacionado à disseminação de informações falsas sobre vacinação;
Projeto Poliedro: protocolo de intenções entre CAPES, CNPq, Finep, Ibict e Ipea.
Conheça os projetos da Rede Minerva no site.
Escola de Inverno 2024
As Escolas de Estação são realizadas desde 2019 e atraem estudantes, pesquisadores e demais interessados nos cursos livres e gratuitos. A Escola de Inverno 2024 é uma iniciativa do projeto Escola Nacional de Informação (Enacin) e da Coordenação de Ensino e Pesquisa do Ibict (COEPI) e debateu temas como desinformação, uso das tecnologias digitais, plataformização da vida, open intelligence e visualização de dados e metodologias colaborativas.
O curso ‘Desinformação e a anticiência: como impedir que o mundo vire um espaço de devaneios informacionais’ contou com a participação de Ana Regina Rêgo, da Rede Nacional de Combate à Desinformação, de Renam Brandão, coordenador-geral na Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, de Marco Schneider, pesquisador do Ibict, e de Arthur Coelho Bezerra, pesquisador e também coordenador do projeto Escolas de Estação.
Para assistir a palestra na íntegra, acesse a página do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (Ibict/Ufrj) no Youtube.