Descubra como o Santander está transformando a vida de seus clientes com cursos e bolsas gratuitos na nova etapa da campanha Começa Agora.

  • Depois de lançar a conta e cartão Free, livres de taxas e anuidade, o Banco convida o público a utilizar sua plataforma de capacitação Santander Open Academy
  • A iniciativa reforça a narrativa do Santander como o banco digital, global e completo, que abre portas para o cliente prosperar com segurança
  • Cursos de inglês, inteligência artificial, marketing digital e games são os destaques para encorajar quem quer dar o primeiro passo e transformar sua realidade

O Santander inicia a nova fase da campanha “Comece Agora”, que marcou o reposicionamento global da marca. Depois de anunciar, em abril, sua oferta de valor para o público com renda de até R$ 4 mil mensais – a conta e o cartão Free, ambos sem anuidade ou taxas –, agora o Banco reforça a narrativa de que é preciso ter coragem para começar algo novo, apresentando a educação como porta de entrada para a prosperidade.

Os filmes da nova campanha são interconectados e mostram as histórias de três passageiros de um ônibus, cada um imerso em suas próprias preocupações, porém invejando a aparente tranquilidade do outro. O Santander reconhece que essas cobranças tornam mais difícil a tarefa de começar. Por isso, oferece uma conta digital e cartão gratuitos, além dos cursos de sua plataforma de capacitação, a Santander Open Academy – uma iniciativa sem fins lucrativos que oferece mais de 1.000 trilhas de educação, conteúdos e bolsas, continuamente atualizados e 100% pagas pelo Banco, disponíveis para clientes e não-clientes.

“Partimos de pesquisas que mostram que a maioria dos brasileiros acredita na educação como meio de ascensão social e se interessa por cursos à distância”, explica Juliana Cury, CMO do Santander Brasil. “Ao aliar os benefícios financeiros a ferramentas de capacitação que são fluidas, digitais e engajadoras, acrescentamos mais uma camada de valor à proposta de Free. E mostramos que somos o banco que está realmente ao lado de quem quer alcançar seus objetivos e transformar sua realidade.”

A nova etapa da campanha reforça o foco do Santander nos chamados 3Es: educação, empregabilidade e empreendedorismo. Um compromisso global iniciado há 27 anos, período em que o Banco investiu mais de 2,2 bilhões de euros na área, e que se somarão a outros 400 milhões de euros até 2026. No Brasil, mais de 650 mil pessoas foram beneficiadas pelas bolsas e cursos gratuitos da Open Academy desde 2020, e o Santander também possui iniciativas como o Programa Avançar, que capacita empreendedores, e a Universia, que estimula a entrada de jovens no mercado de trabalho.

Entre os destaques da plataforma estão um curso de inglês desenvolvido junto com a Fluencypass; um programa de educação em inteligência artificial feito em parceria com o Google, com vagas ilimitadas; e 8 mil bolsas gratuitas para o programa Santander Gamer Pro, que fornece uma imersão nos jogos online Valorant, League of Legends e Fortnite, além de ensinar os alunos a fazer transmissões de partidas online (streaming). Todos os cursos serão anunciados nas mídias OOH (out-of-home) espalhadas pela cidade de São Paulo.

Produzida pelas agências BETC Havas e Streetwise, a campanha conversa com um público preocupado em acompanhar as mudanças em um mercado de trabalho cada vez mais disputado. E reconhece que essa autocobrança pode virar uma barreira para quem quer começar algo novo. As peças serão veiculadas a partir de 13/08 no intervalo do Jornal Nacional, na TV Globo, dentro das redes sociais do Banco e em mídia exterior (OOH).

Reflexões

Os três filmes publicitários contam histórias que convidam à reflexão de que o sentimento de autocobrança por atualização em um mercado cada vez mais disputado acaba por se tornar uma barreira que separa as pessoas de seus novos começos. A campanha mostra que cada pessoa tem seu próprio caminho e ritmo, e que é importante respeitar o processo de cada um.

Três filmes interconectados mostram os pensamentos que dominam os passageiros de um ônibus em movimento. Os passageiros estão calados, mas é possível ouvir seus pensamentos. A câmera dá um close em uma jovem sentada com um livro no colo. Ela está pensando sobre como enviar seu currículo para uma vaga de emprego, mas apaga e digita novamente várias vezes. Enquanto isso, ela olha para uma outra passageira, que parece mais tranquila e resolvida. Isso basta para a jovem criar a ilusão de que a outra saberia o melhor caminho para alcançar seu objetivo profissional.

O segundo filme mostra essa outra mulher, cujos pensamentos a levam a se comparar com outro passageiro de ônibus, se indagando sobre o que é necessário para começar a mudar de vida. O ciclo se encerra no terceiro filme, quando este jovem aparentemente despreocupado revela suas próprias questões, enquanto inveja a calma da moça do primeiro filme, que continua a ler seu livro.

“A campanha foi criada para mostrar que todos nós enfrentamos dúvidas e inseguranças que nos impedem de começar. O Santander Free convida as pessoas a se cobrarem um pouco menos, oferecendo soluções que tornam esses começos mais leves e descomplicados”, conclui a executiva.

Democratização

Ao eliminar a cobrança de anuidade do cartão e oferecer uma conta sem taxas, o Santander está democratizando o acesso aos serviços bancários e promovendo a inclusão financeira para toda a cadeia de clientes. E, como diz a campanha, a gratuidade é “sem asteriscos”, ou seja, o cliente poderá fazer saques ilimitados em todos os caixas do Banco e na Rede 24h. Ao cadastrar o CPF ou celular como chave-PIX, é possível também contar com 10 dias sem juros no limite da conta.

O posicionamento “Começa Agora” reforça o compromisso do Santander em seguir aprimorando seus produtos e serviços para promover um futuro financeiro mais acessível e sustentável para todos. Em julho, o conceito foi direcionado ao público de alta renda, em uma campanha de teor mais aspiracional, que teve como mote a frase “Começa em você”. Nos próximos meses, a campanha terá novos desdobramentos, agregando novos segmentos de público e mais camadas às ofertas de valor do Banco.



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