No dia 18 de setembro, aconteceu em Juiz de Fora, na Igreja Metodista Central, a formatura dos alunos dos cursos técnicos em Automação industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrotécnica, Eletrônica e Vestuário do SENAI José Fagundes Netto, que fazem parte do Programa Trilhas de Futuro – 3ª Edição. Esta é uma grande iniciativa do Governo de Minas, que conta com a infraestrutura e a experiência de escolas de formação técnica conceituadas no estado, como o SENAI. O objetivo do projeto, ao disponibilizar à população milhares de vagas para cursos técnicos gratuitos, de diferentes modalidades, é oferecer formação profissional, promovendo a empregabilidade dos jovens mineiros.
O presidente interino da FIEMG Regional Zona da Mata e presidente do Sindipan-JF, Heveraldo Lima de Castro, marcou presença no evento, que contou também com a participação do diretor das escolas SENAI Juiz de Fora, André Leandro Fonseca Pimentel; do gerente regional SESI/SENAI ZM, Humberto Rezende; do assessor da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, Leonardo Gonçalves, representando na ocasião a diretora Mariluce Dias Ramos; do pastor da Igreja Metodista Central; Wesley Nascimento; do supervisor do SENAI JFN, Albert Figueiredo; das pedagogas Lígia Brito e Sandra Batista, entre outras lideranças institucionais, familiares e alunos.
Após o juramento dos formandos, entrega dos diplomas e fala dos oradores, o presidente Heveraldo Castro, escolhido como patrono das turmas, destacou que o Trilhas de Futuro é uma excelente oportunidade para o estudante desenvolver suas competências técnicas e habilidades para entrar no mercado de trabalho e poder atuar dentro das empresas com mais conhecimento e excelência. “Aqui em Juiz de Fora estão se formando hoje 120 alunos, que saem mais preparados para enfrentar os desafios da competitividade do mercado. Acreditamos que para que o nosso país se desenvolva é fundamental investir em áreas estratégicas, como a Educação, setor fundamental para o crescimento atual e futuro do Brasil. Conhecimento é algo que nunca vamos perder e é isso que vocês ganharam nesse curso. Muito sucesso a todos”, disse.
Já o assessor da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, Leonardo Gonçalves, paraninfo das turmas, agradeceu pelo convite e enalteceu o trabalho artesanal e humanizado realizado pelos instrutores. “Estes alunos partem agora para conquistar o mundo. Façam a diferença, arrisquem-se, sejam inovadores em tudo que fizerem e continuem crescendo”, disse. Em sua fala, o diretor André Leandro ressaltou que este é um programa incrível, que terá continuidade com a recente abertura de vagas para sua quinta edição. “Esta formatura é um momento de conquista, motivo de orgulho para o SENAI. É muito gratificante testemunhar o aprendizado e o desenvolvimento de todos vocês. A formação técnica vai além de adquirir conhecimento, ela significa entender como aplicar os saberes no ambiente de trabalho. Sejam orgulhosos de sua formação pela responsabilidade que assumem ao aplicar seus conhecimentos em benefício da indústria e do mundo do trabalho”, destacou.
Ao final, o pastor Wesley Nascimento também parabenizou os formando e deixou uma mensagem de motivação aos participantes. Para o presidente da FIEMG Regional ZM, Heveraldo Castro, o programa Trilhas de Futuro, com seu ensino de qualidade, é um grande presente que o governo estadual está dando aos estudantes mineiros. “A FIEMG e o SENAI estão orgulhosos de poder entregar à sociedade ótimos profissionais”, afirmou.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG