Estão abertas até 26 de agosto as inscrições para cursos de idiomas gratuitos, em formato virtual, oferecidos pela Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras – Rede Andifes IsF e dirigidos a toda a comunidade acadêmica (professores, técnicos administrativos e estudantes). Serão oferecidas 5,4 mil vagas para cursos em sete idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e português para estrangeiros, em consonância com as políticas de internacionalização das universidades federais credenciadas.
Pessoas interessadas podem conferir o quadro de vagas e fazer a inscrição por meio deste link. As aulas terão início entre 9 e 14 de setembro.
Com 59 universidades federais credenciadas (entre elas a Ufes) e 289 especialistas nos sete idiomas, a Rede foi iniciada em 2019, após o Ministério da Educação (MEC) transferir para as universidades federais as demandas linguísticas do extinto Programa Ciência sem Fronteiras. Ou seja, a Andifes (Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) permitiu que as ações da Rede IsF se mantivessem ativas, ampliando o acesso de especialistas e das comunidades acadêmicas nos cursos por intermédio das Ofertas Coletivas.
O programa é financiado com recursos específicos e que são atrelados à matriz orçamentária de cada instituição. Sob essa ótica, as universidades federais concedem bolsas a professores do IsF, especialmente a alunos de Letras em processo de formação, sob a orientação de docentes especializados em idiomas sem fronteiras. Na prática, esses alunos estudam, aprimoram-se e ministram aulas de forma supervisionada para toda a comunidade das IES credenciadas, informa a coordenadora nacional da Rede Andifes IsF, Denise Abreu e Lima.
Avaliação de estudantes
A estudante Kleyssa Celestino, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), beneficiária dos cursos de Espanhol, Inglês e Japonês, diz ter conhecido o programa pelas redes sociais e o considera de extrema importância para o mundo acadêmico.
Já o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe (UFS) André Vinícius enaltece o conhecimento adquirido no decorrer do curso: “O IsF representa o cruzamento de fronteiras. Com as aulas, foi possível conhecer diferentes aspectos da língua e da cultura de diversas regiões do mundo. As metodologias utilizadas incentivam a participação ativa dos estudantes, tornando a aprendizagem mais eficaz”, afirma.