O programa de laboratórios Start (Seguir Transformando Através da Robótica e Outras Tecnologias) está com inscrições abertas. O projeto, que busca introduzir crianças e jovens ao mundo da robótica e outras tecnologias avançadas, tem como público alvo goianos de 8 a 20 anos, alunos de escolas públicas ou bolsistas em escolas privadas.
As inscrições são online e seguem até a próxima segunda-feira (07). No total, são 1.750 vagas distribuídas em Anápolis e outros 20 municípios em Goiás. O curso conta com aulas duas vezes por semana, mais um dia de tira-dúvidas. Nos demais dias, os laboratórios estarão abertos à comunidade.
O curso, dividido em três módulos, deve apresentar aos alunos os fundamentos da robótica e de novas tecnologias (como a impressão 3D e os drones), e desenvolver projetos mais avançados por meio delas, além de desenvolver soluções práticas e inovadoras que atendam às demandas específicas da comunidade local.
“Nossa intenção é proporcionar a essas crianças e jovens, muitas vezes de baixa renda, uma introdução ao mundo da tecnologia, mostrando que esse é um caminho possível”, diz o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.
Outra preocupação dos organizadores é incentivar a participação feminina, reservando 50% das vagas para meninas. A gerente de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secti, Daniele Silva explica: “queremos garantir que esses espaços sejam ocupados por elas e, principalmente, criar um sentimento de pertencimento, de modo a contribuir para uma maior equidade de oportunidades entre homens e mulheres no setor tecnológico”.
O Start é um programa de iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), executado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec).