Descubra como se inscrever nas 2 mil vagas do IFSC em 54 cursos técnicos!

O IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) abriu processo seletivo para 2 mil vagas em 54 cursos técnicos de 15 cidades catarinenses. São mais de 1,4 mil vagas no ensino médio técnico e 600 em cursos técnicos subsequentes, para quem já se completou o segundo grau.

Campus do IFSC em JoinvilleAs provas serão aplicadas no dia 24 de novembro e os aprovados ingressam no primeiro semestre de 2025 – Foto: IFSC/Divulgação/ND

Os interessados devem se inscrever até 24 de outubro, por meio do Portal de Inscrições do IFSC. Todos os cursos são gratuitos e os aprovados ingressarão no primeiro semestre de 2025.

A realização das provas, tanto para os cursos técnicos integrados quanto subsequentes, será no dia 24 de novembro. Para cursos com seleção por sorteio, as inscrições serão em novembro.

Os cursos técnicos abrangem diversas áreas de conhecimento e são oferecidos nos campi de Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça, São José, São Lourenço do Oeste, Tubarão e Xanxerê.

Quem pode se inscrever nos cursos técnicos do IFSC?

Estudantes de ensino médio realizam prova em sala de aulaOs cursos técnicos subsequentes são voltados para quem já concluiu o ensino médio – Foto: Reprodução/Freepik

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são destinados aos estudantes que já concluíram o ensino fundamental, ou que concluirão até janeiro de 2025.

Nessa modalidade, o aluno cursa o ensino médio e a formação técnica com a mesma matrícula do IFSC. Já os cursos técnicos subsequentes são voltados a quem já se formou no ensino médio ou pode comprovar a conclusão até a data da matrícula.

Metade das vagas são reservadas para estudantes egressos de escolas públicas, por meio do sistema de cotas, e o restante é para ampla concorrência.

Prédio do IFSCTodos os cursos técnicos do IFSC são gratuitos e jovens de baixa renda são isentos da taxa de inscrição – Foto: Divulgação IFSC/Reprodução/ND

Dentro das cotas para escolas públicas, ainda há reserva de vagas para candidatos baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Os cursos técnicos são gratuitos, mas os candidatos devem pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 55 até 25 de outubro para participar da prova de seleção.

Estudantes inscritos no CadÚnico, de família de baixa renda e doadores regulares de sangue podem solicitar a isenção do pagamento no momento da inscrição.

Como se inscrever? Confira o passo a passo

As provas terão 28 questões de múltipla escolha sobre conteúdos de ciências, geografia, história, língua portuguesa e matemática. Para os cursos técnicos integrados, serão exigidos conhecimentos do ensino fundamental, e para os cursos subsequentes, do ensino médio.

Confira o passo a passo da inscrição pelo portal do IFSC:

  • clicar em “Inscrição e acompanhamento”;
  • selecionar a opção “Quero me inscrever”;
  • selecionar o município ou campus onde presente estudar;
  • selecionar o curso;
  • preencher todos os dados solicitados;
  • assinalar sua opção por ampla concorrência ou sistema de cotas para escolas públicas (veja mais detalhes abaixo);
  • conferir os dados do comprovante de inscrição;
  • imprimir o comprovante de inscrição e o boleto bancário.

Créditos para Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima