A Fly Educação, ONG dedicada à capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, anunciou a abertura de mais de 2 mil vagas para cursos de tecnologia ao longo de 2024.
A organização oferece oportunidades em diversas áreas tecnológicas, como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning & Advanced Analytics, Front-End e Back-End, além de desenvolvimento de competências socioemocionais.
Essas bolsas representam um crescimento de 50% em relação ao ano anterior, com algumas oportunidades se estendendo até 2025.
O diferencial dos cursos da Fly Educação está na abordagem integrada que combina ensino técnico com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Entre os temas abordados estão gestão de emoções, pensamento crítico, tomada de decisões conscientes e relacionamento interpessoal. Segundo Alejandra Yacovodonato, fundadora e diretora executiva da Fly Educação, o foco da instituição é construir uma base sólida de competências adaptadas às realidades e necessidades locais de cada aluno.
“Trabalhar a diversidade também é fundamental. Por isso, priorizamos incluir mulheres refugiadas, negras ou indígenas em nossos programas, assim como garantir uma equipe de voluntários diversificada, para que todos se sintam representados e valorizados“, destaca Alejandra.
As vagas estão distribuídas em seis projetos da ONG, com capacitações de curto, médio e longo prazo. Entre as turmas abertas estão:Mulheres In Tech (MIT) – Versão Pretas | IA & Gestão: vagas afirmativas para desenvolver mulheres pretas em habilidades de gestão em tecnologia (Tech Lead) e Inteligência Artificial (IA).
Mulheres In Tech (MIT) – Breu Branco (PA): foco no desenvolvimento de mulheres pretas em vulnerabilidade social nas áreas de gestão de redes sociais, marketing digital e empreendedorismo. O curso tem duração de 10 semanas, com 7 horas semanais de estudos pela plataforma de educação Alura.
Mulheres In Tech (MIT) | OpenAI API, Machine Learning & Analytics: programa com vagas afirmativas para mulheres pretas, indígenas e refugiadas. A turma será dividida em dois grupos: iniciantes (para quem deseja começar na programação e IA) e avançado (para quem já atua na área e busca aprimorar habilidades em Machine Learning & Advanced Analytics). Algumas alunas terão direito a uma bolsa de auxílio-alimentação de R$ 100,00.
Mulheres In Tech (MIT) – Versão Norte e Nordeste: vagas afirmativas para mulheres refugiadas, indígenas e pretas com foco em Front-End, Back-End e IA. Assim como no curso anterior, algumas participantes receberão bolsa de auxílio-alimentação de R$ 100,00.
Para se inscrever no processo seletivo dos cursos gratuitos da Fly Educação, basta entrar neste link.