Em parceria com a Petrobras, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) está com 473 vagas abertas em cursos de qualificação profissional gratuitos distribuídos nos Campi Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, e Caruaru, no Agreste.
O Programa Autonomia e Renda Petrobras oferece os cursos presenciais de soldador, montador de andaime, ajudante de tubulações, mecânico montador de máquinas, instrumentista, ajudante de instrumentação, caldeireiro, pintor industrial e inspetor de elétrica.
As qualificações possuem duração de quatro a 10 meses e se destinam, prioritariamente, a pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica, de baixa renda e sem vínculo formal de emprego. Também serão priorizados mulheres, pessoas com deficiência, pretos, pardos, pessoas transgêneros, travestis, indígenas, quilombolas e refugiados.
Os participantes contemplados receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período em que estiverem realizando os cursos. Para as mulheres com filhos de até 11 anos, a bolsa-auxílio será de R$ 858 mensais.
A qualificação também oferece reforço de português e matemática para melhoria da escolaridade cursos para o desenvolvimento de competências socioemocionais e pessoais, além de acompanhamento psicossocial.
Interessados devem preencher, até o dia 16 deste mês, o formulário eletrônico disponível no site do Programa Autonomia e Renda Petrobras e anexar todos os documentos solicitados.
A inscrição é gratuita e, segundo o IFPE, a seleção ocorrerá por meio de sorteio público previsto para ocorrer no dia 18 de outubro. A previsão é de que as aulas tenham início em 11 de novembro.
“Trata-se de grande iniciativa da Petrobras, que visa oportunizar e incluir as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica no mundo do trabalho, por meio da educação, utilizando a grande experiência e qualidade dos Institutos Federais”, afirmou o coordenador do Programa no IFPE, James Radson da Silva Lima.
Confira distribuição de vagas por campi:
Campus Ipojuca
Ajudante de Instrumentação (30 vagas)
Turno: Manhã – Duração: 4 meses
Caldeireiro (60 vagas distribuídas em duas turmas)
Turno: Manhã (30 vagas) e tarde (30 vagas) – Duração: 10 meses
Montador de Andaime (30 vagas)
Turno: Manhã – Duração: 5 meses
Pintor industrial (15 vagas)
Turno: Manhã – Duração: 5 meses
Inspetor de Elétrica (26 vagas)
Turno: Manhã – Duração: 10 meses
Campus Caruaru
Soldador (34 vagas)
Turno: Noite – Duração: 5 meses
Montador de Andaime (60 vagas distribuídas em duas turmas)
Turno: Manhã (30 vagas) e tarde (30 vagas) – Duração: 5 meses
Ajudante de Tubulações (94 vagas distribuídas em 3 turmas)
Turno: Manhã (32 vagas), tarde (31 vagas) e noite (31 vagas) – Duração: 4 meses
Mecânico Montador de Máquinas (34 vagas)
Turno: Noite – Duração: 5 meses
Instrumentista (60 vagas distribuídas em duas turmas)
Turno: Manhã (30 vagas) e noite (30 vagas) – Duração: 5 meses
Ajudante de Instrumentação (30 vagas)
Turno: Noite – Duração: 4 meses
Veja também
CONCURSOSRevalida: Inep divulga pontuação final do exame de diplomas médicos