Descubra cursos gratuitos em oito idiomas da OMS sobre MPOX

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma série de cursos e materiais online gratuitos em oito idiomas, incluindo português, sobre a mpox, que foi declarada emergência em saúde pública de importância internacional. Esses recursos estão disponíveis no site da OMS.

Os cursos e materiais abordam diversos tópicos, como a evolução global da mpox na África, os sinais e sintomas da doença, opções de tratamento, e medidas de prevenção e controle de infecções. Também são detalhadas as possíveis vias de transmissão da mpox, a detecção clínica de casos suspeitos, e as diferenças em relação a condições como varicela e sarampo, além de informações sobre amostras e testes laboratoriais.

Os documentos ainda discutem a distribuição geográfica da mpox, o manuseio e envio correto de amostras biológicas, e a condução adequada de investigações de surtos, bem como as respostas eficazes a esses cenários.

No dia 14 de agosto, a OMS declarou que o cenário de mpox na África constitui uma emergência em saúde pública de importância internacional, devido ao risco de disseminação global e ao potencial de uma nova pandemia. Este é o mais alto nível de alerta da OMS.

Segundo a organização, foram registrados mais de 15 mil casos suspeitos de mpox na República Democrática do Congo, com 537 mortes confirmadas. Casos também foram confirmados em Burundi, Quênia, Ruanda, África do Sul e Uganda. Antes da declaração global, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da África (CDC África) já havia classificado a situação como uma emergência de saúde pública de segurança continental, devido à rápida propagação da doença.

Em junho, a OMS alertou sobre uma variante mais perigosa da mpox, com uma taxa de letalidade superior a 10% entre crianças pequenas para a variante 1b, em comparação com menos de 1% para a variante 2b, responsável pela epidemia global de 2022.

No Brasil, o Ministério da Saúde estabeleceu um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para coordenar a resposta à mpox no país. Desde a primeira emergência declarada em 2022, a vigilância sobre a doença tem sido uma prioridade. O ministério informou que está acompanhando de perto a situação global e as orientações da OMS e outras instituições, e que já iniciou a atualização das recomendações e do plano de contingência para a doença no Brasil. Além disso, está negociando a aquisição emergencial de 25 mil doses de vacina contra a mpox com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Créditos para Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima