Quase 43 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional voltados para as áreas da cultura e do turismo serão oferecidos em Minas. Para participar é necessário ter pelo menos 16 anos, ensino fundamental completo e morar no Estado. Todo a formação será feita na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 40 horas.
As informações foram dadas nesta terça-feira (24) pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG). O projeto leva o nome de Cria.Forma.
Do total de vagas, 30 mil são ofertadas em parceria com uma plataforma de educação profissionalizante, 6.910 com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas), 6 mil pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e 76 pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop).
Segundo a Secult, a oferta de cursos é diversificada, com capacitações que vão qualificar o turismo por meio da formação de profissionais que vão lidar diretamente com os turistas.
“Estamos convencidos que não conseguiremos avançar sem a formação e a criatividade”, afirmou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira. Para ele, cursos sobre patrimônio histórico, paisagens culturais, técnicas de criação de rotas e idiomas são fundamentais para o avanço da internacionalização de Minas.
A seleção dos candidatos será por sorteio eletrônico, conforme critérios estabelecidos no edital.