Descubra novas oportunidades com cursos profissionalizantes em BH!



Antenados Produtora

O Instituto Ramacrisna está com inscrições abertas para quatro cursos gratuitos de capacitação profissional na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao todo, 80 vagas serão disponibilizadas para as formações oferecidas na sede da Instituição, em Betim, e em outros três núcleos de ensino que abrangem moradores dos bairros Imbiruçu e Petrovale, além dos municípios de Ibirité e Sarzedo por meio do projeto Construindo o Futuro VI, realizado em parceria com a Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental. As vagas são destinadas preferencialmente a pessoas com idade entre 16 e 50 anos (em caso de vagas excedentes, elas serão disponibilizadas para o público acima desta faixa etária) com ensino fundamental completo.

Confira:

Reforço de Português e Matemática
As aulas são destinadas para adolescentes, jovens e adultos, e visam contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem, melhora o rendimento dos alunos e facilita o trabalho da regente de turma quanto à apresentação do conteúdo. Além disso, eleva a autoestima dos estudantes e os torna mais autônomos, participativos e motivados. As aulas são embasadas no currículo mínimo escolar. Aulas presenciais no turno da noite, de 21/10 a 18/11 na E. E. Prof. Yolanda Martins (R. Tabajara, 800, Lagoa Azul – Ibirité). Inscrições até 14/10 pelo site.

Trancista
Serão trabalhados conteúdos como método de como organizar o ambiente e os processos de trabalho e técnicas diversas de tranças. O aluno aprenderá técnicas de trançados desde os estilos mais básicos até as tendências mais recentes, além de uma abordagem abrangente sobre os cuidados específicos com cada tipo de cabelo e dicas valiosas para manter as tranças impecáveis. Ao final do curso, o aluno recebe um kit completo para iniciar sua jornada profissional. Aulas presenciais no turno da tarde, de 04/11 a 13/11, no núcleo Imbiruçu (Rua Luzia de Jesus Barbosa, 20, Imbiruçu – Betim) e 18/11 a 27/11 no núcleo Ibirité (Avenida Babaçu, 450, Palmeiras). Inscrições até 23/10 pelo site.

Designer de sobrancelha
O curso prepara profissionais para atuarem como designers de sobrancelha, focando na prática de diferentes técnicas sob supervisão de um instrutor. Utiliza a metodologia de ação-reflexão-ação, onde se aprende fazendo e analisando o trabalho. Devido à crescente demanda por uma imagem pessoal harmoniosa, há uma necessidade crescente de especialistas em design de sobrancelhas com pinça e henna. Ao final do curso, o aluno recebe um kit completo para iniciar sua jornada profissional. Aulas presenciais no turno da tarde, de 19/11 a 28/11 no núcleo Ibirité (Avenida Babaçu, 450, Palmeiras – Ibirité). Inscrições até 08/11  pelo site.

Mecânica de Motos
Os alunos aprendem sobre Metrologia e Mecânica Básica, Suspensão, Direção e Freios, Eletricidade Básica e Sistemas Elétricos e Motor e Injeção Eletrônica. Com esse conhecimento, os estudantes são preparados para realizar manutenções, testar o desempenho e substituir peças em veículos automotores, sempre em conformidade com normas técnicas, de qualidade e de segurança. Aulas presenciais no turno da noite, de 21/10/24 a 20/01/25 na sede do Instituto Ramacrisna (Rua Mestre Ramacrisna, 379, Santo Afonso – Betim). Inscrições até 17/10 pelo site.

Capacitação como agente transformador: histórias de superação
Nunca é tarde para buscar novos caminhos e reescrever a sua história. Os cursos de capacitação profissional podem ser a porta de entrada que muitos aguardam, como é o caso da administradora Cleonice do Nascimento. Ela viu a sua vida mudar completamente após a maternidade de gêmeos e teve que se reinventar profissionalmente. E essa transformação veio por intermédio do curso de trancista do Instituto Ramacrisna. “Estava em busca de um novo direcionamento em minha carreira, sou formada em administração e sempre trabalhei na área, mas, após a maternidade passei por um bloqueio em relação a minha carreira. Por muito tempo não consegui trabalhar e, quando eu retomei, não conseguia manter os empregos por mais de seis meses. A carga que a sociedade coloca nas mulheres é muito mais pesada. Então pausei a minha carreira. Mas ficar estagnara era algo inaceitável para mim, penso que todas as mulheres precisam conquistar a sua independência financeira, se cuidar. ”, relata.

E foi em uma simples caminhada pelo bairro que ela conheceu o projeto e resolveu que esse seria o seu primeiro degrau para a mudança. “Sempre passava em frente ao núcleo aqui no bairro e me chamava muita atenção. Resolvi entrar no site para ver do que se tratava e me surpreendi com a amplitude de cursos oferecidos. Sempre amei a área de beleza, então me inscrevi no curso de trancista. Foi maravilhoso, me abriu um leque de possibilidades profissionais e me fez lembrar que nunca é tarde para mudarmos de carreira. Os professores, os funcionários do Instituto, são todos maravilhosos. ” Se emociona ao relembrar.

Agora, Cleonice se prepara para dar o próximo passo rumo à sua nova carreira. “Estou me preparando para abrir o meu próprio salão, inicialmente, em casa. Mas já aguardando o início de outros cursos para ampliar o meu atendimento e oferecer uma gama de serviços completos aos meus clientes. E assim como eu, vi outras mulheres com histórias semelhantes no decorrer do curso. Só tenho a agradecer ao projeto por acreditarem em mim e me ofertarem a oportunidade para transformar a minha vida. ”, finalizou.

Sobre o Ramacrisna
O Instituto foi fundado em 1959, pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, e já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas de 12 cidades da Grande BH nos últimos 65 anos. Localizado em Betim/MG, o Ramacrisna desenvolve projetos de aprendizagem, profissionalização, cultura, de geração de trabalho e renda, de tecnologia, de esporte e lazer, entre outros.
A Instituição já recebeu diversas premiações que atestam sua competência em gestão: entre elas está o ranking internacional: o Thedotgood (antigo NGO Advisor) por 2 anos seguidos (2022 e 2023).  Em 2023, pelo sétimo ano consecutivo, figura entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e o Instituto Doar. 
Desde 2019 possui o selo ONG Transparente com conceito A+ (a nota mais alta concedida pelo Selo) que audita e reconhece as organizações da sociedade civil que seguem parâmetros internacionais de gestão e transparência e em 2018 foi eleita a melhor Organização de Assistência Social do país, ambas concedidas pelo Instituto Doar.   
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA NOGUEIRA SILVA
[email protected]

Créditos para Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima