Com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) à vista, é preciso ter em mente os cursos pelos quais é possível aplicar com a nota do exame.
Depois de liberadas as notas do Enem, o candidato pode se inscrever no SiSU, sistema gerido pelo MEC (Ministério da Educação) com oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
Dentre essas vagas, espalhadas pelo Brasil, existem os cursos mais e menos concorridos, de acordo com as notas de corte – a nota mínima necessária para conseguir determinada vaga.
Na edição passada, por exemplo, foram disponibilizadas 264.360 vagas, distribuídas em 127 instituições de educação superior participantes do programa.
Os cursos menos concorridos, com base nos dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), tendem a ser, principalmente, licenciaturas.
Abaixo, confira 10 cursos pouco concorridos do SiSU:
- Física
- Letras – português
- Matemática
- Química
- Ciências biológicas
- Ciências humanas
- Turismo
- Gestão ambiental
- Ciências sociais
- Alimentos
Quem pode se inscrever no SiSU?
É possível optar pelo SiSU os candidatos cujas notas são maiores que zero na redação e que não declararam estar na condição de treineiros.
Na inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil e escolhe até duas opções de curso. Vale lembrar que é possível alterar os cursos selecionados durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.
História, radiologia: ranking de graduações com mais desempregados