A unidade do Sesc de São Bento do Sul está recebendo mais um projeto inovador no campo cultural: o Hub SC Criativo. O programa é gratuito, com foco em gestores, produtores, agentes culturais, artistas e mestres das tradições populares. A ação ocorre de 11 de setembro a 16 de novembro.
A gerente Sibéli Liziane Drozdek Contesini explica que a proposta do Hub SC Criativo é formar e estimular os profissionais. Por conta disso, vários temas serão abordados durante a capacitação, como modelagem de projetos artísticos e culturais, produção de bens culturais (material e imaterial), gestão de projetos, gestão de atividades artísticas, economia criativa e inovação. “Um dos pontos relevantes é fortalecer a cena artística local e impulsionar a economia cultural do município e da também do estado catarinense”, afirma.
O projeto será desenvolvido com atividades presenciais na unidade do Sesc e incluirá duas capacitações. O curso “Formação em Empreendedorismo e Produção Cultural” tem como meta preparar e capacitar produtores e agentes culturais para promover a cultura local por meio de projetos e produções. Já “Residências Artísticas: Processos Criativos” será direcionado a artistas locais e profissionais envolvidos diretamente com processos criativos nas áreas de teatro, dança, música, artes visuais, audiovisual, performances e artes populares.
Cada curso será estruturado em seis módulos e contará com a orientação de assessores especializados na área. Ao final, será elaborado um mapa cultural da cidade, refletindo as aprendizagens adquiridas ao longo das atividades. Faz parte desse projeto identificar e trabalhar as fragilidades, carências e necessidades que surgem dos territórios artísticos e culturais catarinenses referente ao campo da gestão, da produção, das práticas artísticas e da formação de público.
As inscrições podem ser realizadas pelos contatos 3633-0658, 98879-0556 ou 99951-1266. As vagas são limitadas.
O que será abordado
Os cursos são totalmente gratuitos e haverá certificação de 60 horas cada. Os temas abordados serão:
– Produção Cultural: Profissionalização da produção e formação de lideranças.
– Economia Criativa: Cultura Sustentável
– Cidade Espaço Cultural: empreendedorismo e Inovação por meio das Artes;
– Profissionalização dos Artísticas: Condições e Contextos Criativos
– Processos Criativos: Formação e Profissionalização de Artistas;
– Artes, Criação e Pensamento Estético: Ações Mediadas
– Criação do Mapa Cultural da Cidade
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕