A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), em parceria com Brasil.IO, dá continuidade aos seus cursos gratuitos voltados para jornalistas, com o objetivo de fortalecer a cobertura jornalística de temas ambientais e eleições. A próxima sessão, que será a quarta da série, está marcada para o dia 16 de outubro, das 17h30 às 19h, e será realizada de forma online, com acesso restrito a 60 jornalistas previamente selecionados.
Inscreva-se neste formulário. Terão preferência jornalistas que trabalhem com ou vivam nos biomas brasileiros – Cerrado, Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Zona Costeira. Os jornalistas escolhidos serão avisados por e-mail dois dias antes das sessões fechadas. Em casos de desistências serão chamadas outras pessoas.
Com foco no jornalismo ambiental e na cobertura pós-eleições municipais de 2024, essa sessão busca capacitar jornalistas a acompanhar de perto o processo eleitoral, especialmente no período após as eleições, fornecendo ferramentas para uma análise crítica dos mandatos dos eleitos, além de monitorar suas promessas de campanha e os impactos dessas promessas em questões ambientais.
Desta vez, a convidada será a jornalista Isabel Harari, repórter investigativa da Repórter Brasil com foco em meio ambiente, direitos humanos e trabalhistas, que vai falar de temas como o Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à escravidão e sua relação com políticos.
Essa iniciativa é parte do projeto apoiado pela Earth Journalism Network, que tem como objetivo aprimorar o CruzaGrafos em temas de biodiversidade.
Objetivos do curso
A sessão do dia 16 de outubro visa contribuir diretamente para a formação de jornalistas que atuam em biomas brasileiros, proporcionando conhecimentos técnicos e práticos sobre:
- Cobertura pós-eleitoral: Como acompanhar os eleitos após as eleições municipais de 2024, investigar seus mandatos, conferir a execução dos planos de governo e verificar o cumprimento das promessas feitas durante a campanha.
- Fontes de dados e transparência: Onde e como obter informações relevantes sobre os políticos eleitos, como acessar dados públicos, leis de transparência e ferramentas que podem auxiliar na cobertura contínua dos mandatos.
- Jornalismo ambiental: Técnicas de cobertura específica para temas ambientais, com foco nas consequências que decisões políticas locais podem ter sobre o meio ambiente, além de estratégias para investigar políticas públicas ambientais nas regiões de atuação dos jornalistas.
Por que participar?
Esse curso é uma excelente oportunidade para os jornalistas aprimorarem suas técnicas de investigação e cobertura em duas frentes que têm se mostrado cruciais nos últimos anos: a crise ambiental e o acompanhamento do cenário político local, especialmente em um contexto pós-eleitoral. A intersecção entre o meio ambiente e as políticas públicas, especialmente em áreas vulneráveis como os biomas brasileiros, exige uma cobertura aprofundada e uma análise contínua das decisões políticas que impactam diretamente o futuro dessas regiões.
Além disso, os jornalistas participantes poderão trocar experiências e aprender com especialistas em jornalismo de dados, transparência e meio ambiente, fortalecendo sua rede de contatos profissionais e adquirindo novas ferramentas para aplicar em suas reportagens diárias.
Detalhes da 4ª sessão
- Data: 16 de outubro de 2024
- Horário: 17h30 – 19h
- Formato: Online (restrito aos jornalistas selecionados)
- Inscrição: Formulário
- Participantes: 60 jornalistas selecionados que atuam em biomas brasileiros
Sobre os cursos da Abraji e Brasil.IO
Desde o início de 2024, Abraji e Brasil.IO vêm promovendo essas sessões com o propósito de capacitar jornalistas que atuam nas mais diversas áreas do país, especialmente aqueles que estão na linha de frente da cobertura de questões ambientais e políticas regionais. O conteúdo dos cursos abrange desde técnicas de jornalismo investigativo até a aplicação de ferramentas tecnológicas para a coleta e análise de dados, além de estratégias para uma cobertura mais assertiva e transparente.
Esses cursos têm se destacado pela alta qualidade das discussões e pela oportunidade de troca de conhecimentos entre jornalistas que enfrentam desafios semelhantes em diferentes regiões. Eles fazem parte de uma iniciativa mais ampla da Abraji e Brasil.IO para fortalecer a prática do jornalismo investigativo em um momento crucial para o Brasil, marcado por crises políticas, sociais e ambientais que exigem uma cobertura cada vez mais qualificada e precisa.
Principais monitores dos cursos:
Luiz Fernando Toledo: jornalista, fundador do DataFixers.org e pesquisador-assistente na Universidade de Cambridge
Bruna Menani Lima: analista de Dados e organizadora de tarefas no Pythonic Café/Brasil.IO, com experiência em programação e SQL
Álvaro Justen: Fundador do Pythonic Café e Brasil.IO, ativista de software livre e programador Python com experiência em dados abertos e inovação cívica
Reinaldo Chaves: Coordenador de projetos na Abraji
Cronograma das sessões dos cursos:
1ª Sessão:
Data: 21 de agosto
Formato: Live no YouTube da Abraji
Horário: 19h-20h30
Acesso: Aberto ao público
2ª Sessão:
Data: 18 de setembro
Formato: pessoas inscritas
Horário: 10h-11h30
Acesso: Restrito a 60 jornalistas selecionados
3ª Sessão:
Data: 25 de setembro
Formato: Live no YouTube da Abraji
Horário: 16h-17h30
Acesso: Aberto ao público
4ª Sessão:
Data: 16 de outubro
Formato: pessoas inscritas
Horário: 17h30-19h
Acesso: Restrito a 60 jornalistas selecionados
5ª Sessão:
Data: 13 de novembro
Formato: Live no YouTube da Abraji
Horário: 17h30-19h
Acesso: Aberto ao público
* Crédito da Foto: TSE