As altas temperaturas podem fazer esse equipamento ter riscos maiores de incêndio / Google Gemini/ Imagem Gerada por IA
Durante o período de verão, muitas pessoas se preocupam com o bem-estar físico e com o de suas próprias residências, uma vez que é bem difícil se manter saudável em temperaturas acima do normal.
O que muitos não sabem é que o clima quente também pode afetar um famoso eletrodoméstico de uso diário e que isso pode ser evitado com ações simples.
Continua depois da publicidade
Leia Também
• Essa ação simples protege seus eletrônicos da maresia e prolonga a vida útil deles
• Muitos jogam fora sem saber, mas esses eletrônicos contêm ouro de 22 quilates
Leia também: Fenômeno sobre o Brasil pode provocar panes em redes, satélites e eletrônicos
Qual equipamento é este?
Este equipamento é o micro-ondas, principalmente se ele estiver no modo de espera (standby). Neste cenário, os painéis digitais e componentes internos permanecem ativos, consumindo uma quantidade mínima de energia que, em caso de superaquecimento ou picos de tensão, pode causar sérios problemas.
Continua depois da publicidade
Outra situação que pode contribuir para este cenário é o uso de extensões ou filtros de linha de baixa qualidade para ligar o aparelho.
O calor extremo pode fragilizar os cabos e as tomadas, o que aumenta o risco de curto-circuito em componentes que estão sob estresse térmico.
Leia também: Gigante chinesa de eletrônicos chega ao Brasil e criará 500 vagas de emprego
Continua depois da publicidade
Se o equipamento for mantido ligado durante uma ausência prolongada, sob calor intenso, a degradação dos materiais isolantes pode ser acelerada.
Outros aparelhos
Além do micro-ondas, alguns itens também devem permanecer fora das tomadas durante a ausência de casa. Entre eles estão:
- Cafeteiras elétricas
- Torradeiras
- Chaleiras
- Air Fryers
