Qual o caminho para conseguir se destacar no mercado de trabalho entre tantos currículos qualificados e a substituição de mão de obra humana pela artificial?
Segundo relatório recente do LinkedIn, o Work Change Report, o profissional mais cobiçado no mercado hoje é aquele que tem grande capacidade de aprendizado e adaptação a novas tecnologias, ao mesmo tempo em que possui fortes habilidades interpessoais — coisa que só nós, humanos, ainda somos capazes de oferecer. Uma combinação entre domínio técnico e jogo de cintura.
Esse tipo de perfil atende como uma luva ao momento atual que as empresas estão precisando enfrentar, com mudanças constantes e avanços tecnológicos difíceis de acompanhar. O relatório aponta que 38% dos executivos consideram agilidade uma habilidade essencial nos processos seletivos para cargos de entrada. Eles buscam pessoas que consigam se aprimorar constantemente e que possam navegar por diferentes papéis na companhia ao longo do tempo.
Aprenda sobre IA. Agora!
E quem domina a inteligência artificial leva grande vantagem. Por mais que a impressão seja de que essa é uma tendência recente, já tem algum tempo que a IA está alterando as estruturas do mundo do trabalho. Nos últimos oito anos, a contratação de pessoas com domínio dessa tecnologia cresceu 300% globalmente. No último ano, o crescimento foi de 30% na comparação com as contratações totais.
Um grande número de profissionais já percebeu isso. O LinkedIn registrou um crescimento de 169% no número de profissionais que não são técnicos se cadastrando para fazer cursos de inteligência artificial no último ano. E essa é uma habilidade que tem aparecido cada vez mais nos currículos. Em relação a 2023, o número de pessoas que incluíram no CV o domínio de ferramentas como o ChatGPT cresceu 177%.
As tarefas vão ser cada vez mais compartilhadas entre humanos e robôs, que já estão sendo utilizados para promover inovação, alavancar a criatividade, automatizar tarefas repetitivas e simplificar processos. Você tem se preparado para esse mercado? Como está sua capacidade de adaptação, a habilidade humana mais buscada no momento?
Compartilhe essa matéria via: