A OpenAI disse nesta quinta-feira (5) que tem mais de um milhão de usuários pagantes em seus produtos comerciais, ChatGPT Enterprise, Team e Edu.
O número representa um aumento em relação aos 600 mil usuários que a empresa tinha em abril, indicando que o esforço do presidente-executivo, Sam Altman, para fazer com que as empresas adotem o ChatGPT para uso corporativo gerando retorno.
Separadamente, o site The Information publicou nesta quinta-feira que os executivos da OpenAI discutiram assinaturas com preços mais altos para os próximos modelos de linguagem grande (LLM), como o Strawberry, voltado para o raciocínio, e um novo LLM chamado Orion.
Nas primeiras conversas internas da OpenAI, foram discutidos preços de assinaturas que vão até US$ 2 mil por mês, disse o site, citando uma fonte com conhecimento direto dos números.
Atualmente, o ChatGPT Plus custa US$ 20 dólares. A camada gratuita do modelo é usada por centenas de milhões de usuários todos os meses.
A OpenAI, apoiada pela Microsoft, está trabalhando no “Strawberry” com o objetivo de permitir que os modelos de IA realizem pesquisas profundas.
O Strawberry inclui uma forma especializada do que é conhecido como “pós-treinamento” dos modelos de IA generativos da OpenAI, ou seja, a adaptação dos modelos básicos para aprimorar seu desempenho de maneiras específicas depois de terem sido “treinados” em conjuntos de dados generalizados, afirmou o site.
Na semana passada, a OpenAI disse que o ChatGPT acumulou mais de 200 milhões de usuários ativos semanais, dobrando o número em relação ao final do ano passado.