Em um período em que a demanda por serviços de qualidade na área da saúde cresce a cada dia, a tecnologia e a inovação se tornaram ainda mais essenciais para agilizar e otimizar processos. Nesse sentido, a inteligência artificial generativa (IAG) tem se destacado como uma solução que está redefinindo o atendimento e a operação no setor. Liderando essa transformação está a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos maiores hubs de saúde da América Latina, em parceria com a CI&T, especialista global hiperdigital e parceira em transformação digital.
Com uma história marcada pela excelência e pela inovação, a BP está agora na linha de frente da revolução digital na saúde. Por meio de sua colaboração com a CI&T, a instituição está explorando o potencial da IAG para criar um impacto significativo em duas frentes: a eficiência operacional e o atendimento aos pacientes.
Na primeira frente, uma ferramenta baseada em inteligência artificial generativa auxiliará nas tarefas de checagem de prontuários e documentos que fazem parte da auditoria médica, isto é, verificará se os medicamentos e procedimentos foram prescritos e administrados adequadamente. Com isso, espera-se diminuir o tempo empregado para aprovações ou identificação de eventuais inconsistências, além de aumentar a acuracidade nessas avaliações, o que deve resultar em uma redução estimada em 50% nesses custos.
“Os hospitais e as operadoras de planos de saúde tomam decisões e desencadeiam fluxos de autorizações e pagamentos com base nas informações geradas pela auditoria médica. Com o uso de critérios claros e objetivos, a inteligência artificial generativa permitirá um alto nível de precisão, o que é decisivo para aumentar a transparência e a confiança nesse tipo de processo”, explica Lilian Quintal Hoffmann, diretora-executiva de Tecnologia da BP. “Estamos treinando a IAG para garantir ainda mais agilidade e assertividade na auditoria médica, endereçando esse desafio do setor de saúde de forma inédita”, afirma.
Para os pacientes, os benefícios são mais rapidez na obtenção de autorizações para procedimentos, medicamentos, cirurgias e uso de materiais médicos, maior facilidade nos processos de reembolso, menos burocracia e uma utilização mais simples e racional do plano de saúde. Existe ainda o ganho indireto de contar com operadoras e prestadores de serviço mais saudáveis do ponto de vista financeiro e de gestão, considerando que a auditoria médica é um dos pilares para o equilíbrio e sustentabilidade do sistema de saúde suplementar.
Outra inovação é a implementação de uma inteligência artificial generativa para aprimorar a comunicação de alta hospitalar aos pacientes após internações, processo que passa hoje por diversos profissionais de saúde. O objetivo é usar uma linguagem mais acessível, de fácil compreensão, sem termos técnicos desnecessários. “A IAG trará de uma maneira mais rápida e amigável as informações relevantes do histórico da internação e os cuidados específicos necessários dali em diante, de forma a aumentar a compreensão das informações de saúde pelos pacientes e, consequentemente, a adesão aos tratamentos e acompanhamentos pertinentes”, destaca Lilian.
Um olhar para o futuro
A parceria entre a BP e a CI&T está moldando o presente da saúde, enquanto pavimenta o caminho para o futuro. Juntas, as companhias estão demonstrando como a integração de tecnologias de ponta pode revolucionar a forma como os cuidados de saúde são prestados e geridos, mantendo-se à frente das demandas de um setor em constante evolução.
“A saúde está entre os três principais segmentos para o desenvolvimento de soluções que se aproveitam de IA, tanto na perspectiva de eficiência quanto na construção de novas experiências para o cliente ou o corpo médico”, afirma Luiz Reolon, diretor executivo da CI&T. “Estou certo de que essa parceria vai gerar boas referências para todo o mercado brasileiro”, complementa.
Fonte: BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Fonte: Anahp, em 22.08.2024