
Da Assessoria de Comunicação da Universidade Franciscana
A Universidade Franciscana (UFN) terá três novos cursos de graduação em 2026: Comunicação Digital; Inteligência Artificial e Ciência de Dados; e Teologia. A criação dos bacharelados busca atender às demandas do mercado de trabalho e responder aos desafios da sociedade contemporânea. Também reforça a expansão e a potencialidade da UFN na Educação Superior em Santa Maria e na Região Central do estado.
“Estamos lançando esses três novos cursos em 2026. O bacharelado em Teologia vai formar pessoas reflexivas, que se preocupam com questões teológicas, bíblicas e pastorais. Os currículos dos cursos de Comunicação Digital e Inteligência Artificial e Ciência de Dados estão voltados para aluno e professor como protagonistas, tendo uma metodologia baseada em projetos integradores e rotas profissionais”, explica a Pró-reitora Acadêmica, professora Vanilde Bisognin.
O curso de Comunicação Digital é bacharelado, noturno e com duração de oito semestres. A graduação é embasada nas demandas e tendências do mercado da comunicação multiplataforma, oferecendo oportunidade para o estudante analisar e compreender as mudanças recentes do mundo digital e de se capacitar em habilidades técnicas necessárias para o desenvolvimento de soluções para um mercado de trabalho em profunda transformação. Além disso, o curso oportuniza o desenvolvimento e o experimento de soluções práticas por meio de laboratórios tecnológicos do Conectare, hub de inovação da UFN.
A graduação em Inteligência Artificial e Ciência de Dados também é na modalidade de bacharelado, no turno da noite, com duração de oito semestres. Desde o primeiro semestre, o aluno terá contato com IA, atividades práticas envolvendo soluções para problemas reais da sociedade, ambiente acadêmico e de inovação, além de trabalhar com contextos públicos e privados. A formação do profissional de IA exige atualização constante e oferece oportunidades em todas as áreas de atuação, tanto acadêmica quanto comercial.
O curso de bacharelado emTeologia tem duração de oito semestres, no turno da manhã. A graduação busca formar bacharéis, presbíteros e agentes eclesiais com sólida formação teológica, bíblica e pastoral, capazes de atuar com competência e fidelidade ao ensinamento da fé cristã na Igreja Católica. O curso também vai preparar para a evangelização com domínio das ciências teológicas, da capacidade crítica e abertura ao diálogo com a cultura atual, além de capacitar para a pesquisa acadêmica e a prática da fé, promovendo o saber teológico em articulação com os contextos eclesiais e sociais da vida contemporânea.
Os novos cursos vão ser ofertados no Vestibular de Verão 2026 da Universidade. As inscrições abrem no dia 12 de setembro e encerram em 10 de novembro. A prova presencial será no dia 24 de novembro.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
