O egresso do curso de Engenharia da Computação da Ufal, Roger de Almeida Matos Junior, 26 anos, sempre teve um olhar voltado para o futuro. Sua trajetória acadêmica é repleta de conquistas e desafios que o levaram a um novo capítulo na Europa. Em foto tradicional com a coroa de louros, o laureado alagoano de Maceió mostra o símbolo de um caminho de estudos que tem sido de muitas alegrias.
Após concluir sua graduação da Ufal, Roger foi admitido no mestrado em Engenharia da Computação na Universidade de Padova, uma das instituições mais antigas do mundo, fundada em 1222. O mestrado, que começou em outubro de 2023, focou em Inteligência Artificial e Robótica, áreas que despertaram seu interesse durante sua passagem pela Ufal, onde realizou vários projetos de pesquisa, principalmente no laboratório Orion, do Instituto de Computação (IC).
“O suporte deles e a bolsa, contribuíram muito para eu conseguir me sustentar fora. Meu orientador na Ufal, professor Thiago Cordeiro, me deu muito apoio na época que estava fazendo as aplicações e me ajudou a correr atrás de documentos e a seguir alguns deadlines que eu tinha”, lembra.
O mestrado na Itália, ao contrário do modelo brasileiro, não é totalmente voltado para pesquisa; inclui várias disciplinas práticas e provas ao longo do curso. O aluno escolhe um orientador e desenvolve um trabalho final, que, no caso de Roger, abordou algoritmos de aproximação para redes temporais, um projeto teórico que lhe rendeu a nota máxima de 110 com honras.
Em julho de 2023, antes mesmo de finalizar o mestrado, Roger foi admitido para o doutorado em Ciência da Computação na Gran Sasso Science Institute (GSSI), uma prestigiada escola de pós-graduação na Itália, focada exclusivamente em doutorados e pós-doutorados. O ambiente internacionalizado e a qualidade dos programas foram atrativos decisivos para sua escolha.
Além dos desafios acadêmicos, a experiência em um ambiente multicultural enriqueceu sua formação. O mestrado e o doutorado são totalmente ministrados em inglês, trazendo a oportunidade de interagir com colegas de diferentes partes do mundo, ampliando horizontes e perspectivas na área de tecnologia. O novo capítulo aberto para o doutorado é mais um incentivo para aprofundar seus estudos e inspirar colegas da Ufal que sonham em ultrapassar as fronteiras para uma carreira internacional.

