Pular para o conteúdo

Eletronet implementa inteligência artificial em seleção de candidatos

Banner Aleatório

Banner Aleatório
inteligência artificial IA robôinteligência artificial IA robô
Foto: Pixabay

A operadora de infraestrutura Eletronet está implementando o uso de inteligência artificial para seleção em sua área de recursos humanos. A plataforma foi criada pela Starmind e recebe o nome de SophIA.

O recurso tem atuado para organizar etapas preliminares de processos seletivos e automatizar as primeiras entrevistas, em busca de sanar uma nova necessidade durante um período de expansão de trabalhadores da empresa. O projeto está em fase de implementação com os primeiros pilotos em andamento.

“A adoção de IA em atividades de RH marca o início de uma nova trajetória da companhia, que está em fase de expansão acelerada, o que demanda fluxos mais estruturados e integrados para acompanhar esse ritmo”, afirma o CEO da Eletronet, Rogério Garchet.

“Prevemos ampliar nosso quadro de colaboradores em 2026 e acreditamos que a tecnologia será um importante alicerce para isso. O uso da IA é um passo natural e estratégico, que reforça nosso compromisso com a atração de profissionais alinhados ao futuro que estamos construindo”, acrescenta.

A tecnologia

A agente de inteligência artificial utiliza processamento de linguagem natural, modelos de análise de comportamento, machine learning e avaliação semântica para conduzir entrevistas personalizadas, aplicar testes comportamentais e gerar relatórios.

Assim, o setor de RH poderá concentrar esforços nos momentos realmente decisórios da contratação, dedicando mais tempo às atividades estratégicas, de acordo com as empresas.

“Esperamos que a IA reduza significativamente o tempo de resposta às áreas solicitantes e as tarefas manuais do RH, aumentando a produtividade das equipes e a satisfação dos colaboradores com a organização dos processos seletivos”, declarou o gerente de Gente e Gestão da Eletronet, Claudia Gusukuma.

“Temos planos de expandir o uso da IA para capacitação, avaliações contínuas e automações de outros fluxos internos, ampliando a eficiência operacional e fornecendo ainda mais suporte estratégico à liderança. Acreditamos que essa evolução trará impactos diretos na experiência dos times e na qualidade das entregas do RH”.

A companhia também aponta que a utilização da IA parte da configuração na própria plataforma dos requisitos da vaga pelo time de RH, como competências técnicas, habilidades comportamentais, experiências mínimas, certificações, idiomas e disponibilidade. Os interessados podem iniciar imediatamente uma entrevista por voz ou texto com a agente quando acessam a vaga e respondem às perguntas personalizadas construídas em tempo real.

Com os dados coletados, as respostas são comparadas com o conteúdo do currículo, verificando a consistência do que foi declarado. Essa análise cruzada foi pensada para avaliar o grau de compatibilidade, a experiência real e o alinhamento com os requisitos da posição.

A Eletronet, empresa líder em tecnologia de comunicação, decidiu adotar um agente de inteligência artificial em seus processos seletivos. Essa iniciativa promete trazer mais eficiência e precisão na escolha dos candidatos, além de agilizar todo o processo de contratação.

Com a utilização da Inteligência Artificial, a Eletronet pretende tornar seus processos seletivos mais ágeis e assertivos, garantindo que os candidatos mais qualificados sejam selecionados para as vagas disponíveis. Além disso, a empresa busca utilizar essa tecnologia para promover uma cultura de diversidade e inclusão em seu ambiente de trabalho.

A adoção da Inteligência Artificial pela Eletronet é um reflexo do avanço tecnológico que estamos vivendo e da importância de se adaptar a essas mudanças. A utilização dessa tecnologia pode trazer benefícios não só para a empresa, mas também para a sociedade como um todo, ao promover um processo seletivo mais justo e eficiente.

Portanto, é importante refletir sobre como a Inteligência Artificial pode ser uma aliada na melhoria da qualidade de vida e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Cabe a cada um de nós utilizar essa tecnologia de forma consciente e ética, garantindo que ela seja realmente benéfica para todos.

Créditos Para a Fonte Original

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *