Cerca de 200 estudantes serão beneficiados com a reconstrução da unidade que agora conta sala de atendimento socioemocional e outras novidades
Por Elisângela Soares (SEDUC)
12/09/2024 13h32
Em uma agenda prioritária na educação paraense, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem investido para continuar avançando com estrutura e ensino de qualidade para a comunidade escolar em todo o Estado. Nesta quinta-feira (12), moradores do bairro do Paar, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), celebraram a entrega da Escola Estadual de Ensino Fundamental Elaine Ismaelino de Freitas, a 149ª unidade escolar entregue pela gestão.
“É uma alegria muito grande poder estar aqui junto com vocês, estou muito feliz. Cumprimento a nossa vice-governadora Hana, que está junto conosco nessa jornada, olhando cada vez mais por Ananindeua, cada vez mais pela educação, na transformação que nós temos realizado. Motivo de muito orgulho a transformação que está sendo realizada e, dentre as estratégias de transformação, a gente sempre tem falado, por um lado, é pedagógico, é valorização dos profissionais, é avaliação, é monitoramento do aluno, é redução da evasão escolar, investimento em merenda, em transporte, mas também a reconstrução das estruturas físicas é fundamental. Antes da reconstrução, a escola estava em um cenário absolutamente degradado, sem qualquer ambiente para os alunos, sem qualquer ambiente para os professores, era um pouco do retrato do que foi lamentavelmente [um dia] a educação pública no Pará. E poder voltar aqui, hoje, com uma escola reconstruída, bonita, com toda a condição de bem receber os alunos, na certeza de que isso vai estimular com que as mães, os pais, possam matricular os alunos e que os alunos tenham entusiasmo de vir pra cá, não apenas se matricular, mas concluir o ano letivo. Portanto, cumprindo a nossa meta e a nossa missão. Lembrando que aqui, além da reestruturação completa, reconstrução dos prédios, climatização das salas, quadra esportiva coberta, é uma nova realidade”, afirmou o governador do Pará, Helder Barbalho.
De acordo com o secretário de Educação, Rossieli Soares, a obra vai mudar a realidade da comunidade escolar. “Entregar para a comunidade a Escola Elaine Ismaelino, uma escola que atende do 1º ao 5º ano, representa muito. Esta é uma escola que estava absolutamente necessitando de reforma, que a gente encontrou numa situação tão complexa, que era difícil de imaginar que a gente estava conseguindo produzir educação, e aí entregar um espaço qualificado faz uma diferença enorme, e obviamente ela já faz parte desse grande pacote de 150 obras que a gente está entregando”, afirmou.
Inaugurada há 33 anos pelo então governador Jader Barbalho, a entrega da Escola Estadual Elaine Ismaelino foi um momento significativo para o governador Helder. “Devo confessar que me dá um saudosismo especial aqui, poder ver a placa de quando meu pai, em 1991, entregou essa escola aqui para o Paar. Poder voltar aqui 33 anos depois e entregar essa escola reconstruída é motivo de muita realização e de muita felicidade. Essa escola aqui, na década de 90, quando houve a ocupação, meu pai e minha mãe vieram aqui, tanto que você vai olhar, a escola não foi construída pela Seduc e sim pela Companhia de Habitação do Estado e olha o que é o destino: hoje nós estamos entregando essa escola. Eu sonhei isso, eu construí isso e nós estamos aqui para dar para vocês. Portanto, quero parabenizar e pedir que a gente possa continuar junto, trabalhando cada vez mais por Ananindeua, trabalhando por todo o Pará”, disse Helder.
Com um investimento de R$ 1.215.620,65, a unidade escolar, que atende turmas do 1º ao 5º ano, ganhou novos espaços, entre eles, a sala de atendimento socioemocional, laboratório de informática, além da revitalização das cinco salas de aula, sala da coordenação pedagógica, sala de leitura, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), bloco de banheiros, recreio e quadra coberta, direção, cozinha com depósito, acessibilidade e internet. Segundo a diretora da escola, Caroline Goulart, este é um sonho realizado.
“A escola está simplesmente perfeita, o sonho foi realizado, o desafio de conquistar essa tão sonhada reforma foi vencido. Nós temos hoje novos espaços na escola com equipamentos 100% novos, tudo equipado. Eu estou realmente muito emocionada porque sou muito grata, na verdade a gente tem um comprometimento absurdo aqui na escola, todos são muito comprometidos. E saber que fomos contemplados com essa reconstrução é uma benção. Em setembro a escola faz 33 anos, foi inaugurada pelo governador Jader Barbalho, pai do nosso atual governador, e hoje estamos muito felizes”, comentou a gestora.
Para a psicóloga da unidade escolar, Ana Caroline Guimarães, ter um espaço dedicado ao atendimento socioemocional é extremamente importante. “Ter psicólogos nas escolas é essencial. A presença do psicólogo garante um ensino de qualidade, dando apoio aos profissionais, aos professores, ao pedagógico da escola, com projetos, como também o acolhimento dessas famílias. Nós não só atendemos, como encaminhamos também pra rede, quando vemos a necessidade. E agora nós temos um espaço adequado pra esse atendimento e agora nós temos um espaço para acolher essas famílias. É um sonho realizado ter essa sala para atender os alunos, acolher a família e entregar à comunidade um serviço de qualidade”, ponderou a profissional.
Empolgada e ansiosa para começar a usar a escola, a estudante do 2º ano do Ensino Fundamental, Isis Ramos, conta que gostou muito de encontrar a escola novinha. “Eu achei a reforma da escola muito boa, ela está linda, maravilhosa. As salas, a frente da escola e a quadra estão lindas, a pintura também. Tudo bem diferente de antes. Estou ansiosa para começar a estudar porque eu quero fazer atividades, brincar com meus amigos”.
Texto: Fernanda Cavalcante – Ascom Seduc