

Em defesa da valorização da carreira e da transparência nos processos internos, o SINJUS-MG se reuniu, na tarde desta quinta-feira, dia 10 de julho, com representantes da Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e da equipe responsável pelo apontamento de vagas da Promoção Vertical (PV) 2023. O encontro foi uma resposta à cobrança do Sindicato pela ampliação de vagas no certame e por mais transparência sobre os critérios e limitações que impactaram o certame.
Durante a reunião, os representantes da Gerência de Desenvolvimento e Acompanhamento das Carreiras (GEDAC) apresentaram a base de dados utilizada na definição do apontamento de vagas por classe e explicaram a metodologia adotada no processo. Com essas informações, tornou-se evidente que um aporte orçamentário adicional permitiria promover um número significativamente maior de servidores classificados na PV 2023, corrigindo parcialmente os prejuízos causados pela falta de planejamento orçamentário no desenvolvimento da carreira dos servidores.
A alternativa, já defendida pelo SINJUS, seria especialmente relevante para o cargo de Oficial Judiciário, especialidade Oficial Judiciário, da classe C para a classe B. Isso porque, mais de 50% dos candidatos habilitados nessa transição não foram promovidos, mesmo cumprindo todos os requisitos legais e apresentando alta qualificação. Segundo o próprio Tribunal, o entrave nesse caso não foi a falta de vagas, mas sim o limite orçamentário disponível para a execução da PV 2023.
“A evolução da carreira da categoria é um processo contínuo, que exige planejamento e comprometimento institucional por parte do TJMG. O diálogo e a transparência são fundamentais para que possamos construir certames cada vez mais justos, que reconheçam, de fato, a dedicação das servidoras e dos servidores do Judiciário”, declarou o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
Diante do cenário, os representantes da Presidência se comprometeram a levar ao presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, uma proposta para viabilizar um novo aporte e, assim, permitir a ampliação das vagas contempladas no certame. No entanto, não houve garantia de que a proposta seria acolhida.
“A reunião deixou claro que há vagas. Resta saber agora se haverá vontade política para investir na carreira dos servidores. Pela primeira vez em muito tempo, servidores com alta pontuação ficaram fora das vagas e essa injustiça é corrigível, basta a boa vontade da Administração”, destacou o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.
Reunião ampliada
Em compromisso com a defesa das demandas da categoria, o SINJUS vai realizar, na próxima quarta-feira, dia 16 de julho, às 14h, uma reunião específica para tratar do processo da PV 2023. O encontro será realizado no formato híbrido, com participação presencial na sede do Sindicato e também com transmissão on-line, para garantir a ampla participação das servidoras e dos servidores.
Durante a reunião, os dirigentes do SINJUS vão apresentar as atualizações obtidas junto à Administração do TJMG, esclarecer dúvidas e discutir os próximos passos da luta pela ampliação das vagas e pela valorização dos servidores habilitados no certame. As inscrições serão abertas nesta sexta-feira, dia 11 de julho, e poderão ser feitas pelo site do SINJUS.
O SINJUS reforça seu compromisso com a transparência, o diálogo e a valorização da categoria, e convida todas e todos a estarem juntos nessa construção. Fique atento às mídias sociais do Sindicato e fortaleça a luta!
Participações
Na reunião desta quinta-feira, 10 de julho, o SINJUS foi representado pelo coordenador-geral, Alexandre Pires e pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues. Pelo TJMG, estiveram presentes o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Guilherme Augusto Mendes do Valle e o assessor especial da Presidência, Renato Cardoso Soares, além de servidores da GEDAC.
A reunião também contou com a presença do diretor-geral do Sindojus/MG, Marcelo Andrade Goulart, e dos vices-presidentes do Serjusmig, Rui Viana e Yara Vilaça. O economista e técnico do DIEESE, Thiago Rodarte, também participou da reunião assessorando os Sindicatos.
SINDICATO É PRA LUTAR!