Em reunião, Lula cobra ministros por marca do governo

Em reunião, Lula cobra ministros por marca do governo

A avaliação do governo é que já está na hora de imprimir uma marca. Até então, a gestão tem sido marcada pela reconstrução do legado deixado por Jair Bolsonaro (PL), mas aliados já dizem que falta ao terceiro governo de Lula um rosto próprio, como foi o Bolsa Família no mandato anterior.

O presidente também disse que não pretende fazer mudanças no corpo ministerial, mas citou as eleições no Legislativo como um foco de atenção. “Temos uma Câmara que vai trocar de presidente, um Senado que vai trocar de presidente, e tudo isso tem que ter muita cautela para que não tenha nenhuma incidência no funcionamento do governo”, afirmou.

Como tem feito, Lula elogiou a política econômica do governo. “Nossos números são todos positivos, apesar de uma crise internacional, que o dólar vem causando no mundo inteiro. A gente se mantém muito equilibrado”, disse.

O presidente afirmou que a inflação está “equilibrada”, mas tem de seguir baixa. “Eu sei que é devastadora a inflação na vida do trabalhador. É por isso que para nós inflação é um fator importante. Quanto mais baixa, melhor para a sociedade brasileira”, afirmou.

Lula abordou ainda a PEC da Segurança Pública, que deverá ser enviada ao Congresso. “A gente não pode brincar de fazer segurança pública”, disse. O texto inicial foi apresentado a ele pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, na última quarta (7), em reunião com oito ministros que também foram governadores de estado. Agora, a proposta deverá ser debatida com “membros da sociedade civil”, governadores em exercício e lideranças da Câmara e do Senado, antes de ir para o Legislativo.

De olho nos próximos 2 anos

A reunião deve apontar para o futuro. Diferentemente do primeiro e único encontro neste ano, em março, quando cada ministro expôs as realizações da sua pasta, este encontro vai voltado ao que os gabinetes pretendem entregar até o fim do governo, em especial após o anúncio do corte de R$ 25,9 bilhões na proposta de orçamento do ano que vem.



Source link

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *