O prefeito de Atibaia, Emil Ono, do PP, desistiu nesta sexta-feira (30), de concorrer à reeleição. O anúncio oficial foi feito por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais. Nas imagens, Emil credita a desistência aos ataques que ele e a família estariam sofrendo.
“A busca pelo poder ultrapassou todos os limites. Não desejo nem para os meus adversários, os ataques que inclusive, atingem minha família. A família vem em primeiro lugar. Não quero e não vou submetê-los ao vale tudo pelo poder. Dessa forma, não vejo outra alternativa que não seja deixar de disputar a prefeitura”. Declarou Emil, sem no entanto, mencionar de onde recebe ataques ou quem seria o responsável pelos atos.
Na declaração, Emil anunciou que entrega o bastão para a vereadora Ana Paula Beathalter (PRD), que assume a candidatura à Prefeitura de Atibaia. O jornal procurou a assessoria de Emil para saber quem será candidato (a) à vice de Ana Paula. Segundo a assessoria, a informação será prestada “em breve”.
CORRIDA
A desistência de Emil altera o cenário eleitoral de Atibaia. O peso da máquina pública numa campanha eleitoral, dá lugar ao peso de dois ex-prefeitos, ambos com dois mandatos como prefeitos de Atibaia e ambos eleitos deputados.
Beto Tricoli, do PV, foi eleito prefeito em 2.000 para o mandato 2001 a 2004. Reeleito, governou também entre 2005 e 2008. Elegeu o sucessor na prefeitura e se elegeu deputado estadual em 2010 com mandato entre 2011 e 2014. Disputa novamente a cadeira de prefeito de Atibaia com a professora Iete, do PT. A Federação Brasil da Esperança, reúne também o PCdoB.
Já Saulo Pedroso (PSD), foi eleito em 2012 para o mandato 2013 -2016. Reeleito, governou Atibaia entre 2017 e 2020. Também elegeu seu sucessor e em 2022, a votação para deputado federal lhe garantiu a primeira suplência do partido. Em outubro de 2023, Marco Antônio Bertaiolli o mais votado do PSD, assumiu como conselheiro do Tribunal de Contas da União deixando a vaga para Saulo que agora concorre novamente à Prefeitura de Atibaia trazendo como vice, o empresário Luiz Fernando Pugliesi, do PSDB. A coligação Quem Ama Cuida reúne PSD, Republicanos, MDB, PDT, AGIR, AVANTE, PMB, PSB, Solidariedade e Federação PSDB e Cidadania.
De outro lado, representantes na Câmara Municipal vão para a disputa. Ana Paula Beathalter está no primeiro mandato como vereadora e, com a desistência de Emil Ono, subiu de vice para ser candidata a prefeita. A coligação Atibaia em Boas Mãos reúne PP, Mobiliza, DC, PRTB e PRD.
Daniel Martini, PL, exerceu dois mandatos como vereador. Entre 2013 e 2016 e de 2017 a 2020, quando concorreu à Prefeitura de Atibaia pela Rede sendo derrotado por Emil Ono. Martini traz como candidato a vice, o empresário Alessandro Roncoleta, do União Brasil. A coligação Pelo Bem de Atibaia reúne também o Podemos além de PL e União Brasil.
O PSOL, que está na Federação com a Rede, tem como candidato à Prefeitura de Atibaia, o advogado Lucas Fries, que inaugura em 2024, sua participação em candidaturas a cargo público. A vice é Lais Dionísio.
PESQUISAS
No site do Tribunal Superior Eleitoral, há três pesquisas registradas para o município de Atibaia. Em junho, julho e agosto. Os resultados, entretanto, não estão disponíveis para consulta.