
xAI, startup de Elon Musk, lança o Grok 3, a IA generativa mais nova do mercado (Imagem: montagem Money Times)
A xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk responsável pelo chatbot Grok e dona da plataforma X (antigo Twitter) anunciou a captação de US$ 20 bilhões em uma rodada de financiamento Série E.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma publicação no blog da organização, a empresa informou que entre os investidores estão a Valor Equity Partners, a Fidelity, a Qatar Investment Authority, entre outros nomes, incluindo Nvidia (NVDA) e Cisco como “investidores estratégicos”.
A xAI não divulgou se os aportes foram feitos na forma de participação acionária ou dívida.
Ainda de acordo com informações da própria empresa, a xAI afirma ter cerca de 600 milhões de usuários ativos mensais no X e no Grok, e diz que usará os novos recursos para continuar expandindo seus data centers e os modelos da IA da rede social.
Polêmicas envolvendo o Grok da xAI
No entanto, à medida que a xAI cresce, também aumenta o questionamento envolvendo o uso pouco regulado da inteligência artificial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No último fim de semana, usuários do X pediram ao Grok que criasse deepfakes (isto é, imagens geradar a partir de IA) sexualizados de pessoas reais — incluindo crianças.
Em vez de recusar esses pedidos ou acionar qualquer tipo de mecanismo de proteção, o Grok atendeu às solicitações, gerando efetivamente material de abuso sexual infantil e outros conteúdos sexuais não consensuais envolvendo pessoas reais maiores de idade.
Diante disso, a xAI passou a ser investigada por autoridades internacionais na União Europeia, no Reino Unido, na Índia, na Malásia e na França.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

