A praticidade do novo crédito consignado privado é um dos fatores que faz a modalidade estar em alta no momento, segundo especialistas.
Dados do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que, até terça-feira (25), 48.170 pessoas contrataram R$ 340,3 milhões em empréstimos pela nova modalidade.
O processo de solicitação e contratação é feito diretamente por meio da carteira de trabalho digital. A CNN preparou um passou sobre como ter acesso ao novo consignado. Veja abaixo:
Primeiro o trabalhador deve entrar no site da carteira de trabalho digital ou no aplicativo de mesmo nome. Será preciso ter as credenciais do gov.br para verificação de segurança.
Ao entrar na página da carteira de trabalho digital será apresentado um menu inicial. O usuário deve clicar no quarto ícone disponível na parte inferior da tela, em que diz “empréstimos” e um formato de cédula.
Automaticamente o usuário será direcionado à parte em que já constam as informações sobre o novo crédito consignado privado. Uma mensagem preencherá o centro da tela, e o trabalhador deve clicar na parte em que está escrito “ir para empréstimos”.
Depois, será necessário clicar em “faça uma simulação”. Nesta etapa, o usuário simula um empréstimo e solicita propostas.
As instituições financeiras enviam propostas personalizadas em até 24h com base na simulação, e o trabalhador avalia as propostas de empréstimo recebidas.
Por fim, os trabalhadores podem fazer a contratação do serviço escolhido por meio dos canais oferecidos pelas próprias instituições financeiras.
Trocar imagemTrocar imagemTrocar imagem
1 de 3
Ao abrir a aba de “empréstimos” na Carteira de Trabalho Digital, esta mensagem aparecerá na tela; o usuário pode arrastar ao lado para receber mais informações • Fabricio Julião/CNN
Trocar imagemTrocar imagem
2 de 3
Ao arrastar para o lado, o trabalhador deve clicar em “ir para empréstimos” para ser redirecionado ao local em que poderá fazer simulações e solicitações • Fabricio Julião/CNN
Trocar imagemTrocar imagemTrocar imagem
3 de 3
Na página destinada ao processo de acesso ao crédito, o trabalhador deve clicar em “faça uma simulação”; depois, basta colocar os valores que pretende contar por determinado tempo, fazer a simulação e a solicitação; por fim, basta esperar as instituições financeiras realizarem as ofertas. • Fabricio Julião/CNN