Os concurseiros estão se aproximando da reta final de um dos exames mais aguardados do ano: o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Conhecido como Enem dos concursos, as provas vão ocorrer em 18 de agosto.
Com a data ficando cada vez mais próxima, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) liberou o acesso ao cartão de confirmação de inscrição.
O documento indica o local onde os candidatos vão realizar as provas, além de conter a data e hora dos exames e o número de inscrição.
Caso a pessoa inscrita tenha solicitado o atendimento especializado ou tratamento pelo nome social previamente, a informação também deve estar no registro.
O Ministério da Gestão já havia divulgado o cartão de confirmação em maio deste ano. Porém, devido às chuvas no Rio Grande do Sul, as provas foram adiadas.
Apesar do governo ter buscado a manutenção das localizações anteriormente definidas, os candidatos terão que consultar os locais de prova novamente.
Da consulta à alteração: como acessar o cartão de confirmação?
Para acessar o cartão de confirmação do Enem dos concursos públicos, você deverá acessar a Área do Candidato, através do site onde realizou sua inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta gov.br.
Em seguida, deverá acessar a área “Local de Prova”, no canto esquerdo da tela. Você será direcionado para a página que contém o cartão de confirmação.
É necessário que você confira todos os dados que constam no documento. Caso haja um erro, a solicitação de correção deve ser feita por meio do telefone da Fundação Cesgranrio (0800 701 2028), instituição responsável pelo certame.
Apesar de ser possível fazer o pedido de correção, você não poderá fazer alterações nos dados disponibilizados no ato da inscrição. Isso porque o prazo para as mudanças foi encerrado em 9 de fevereiro e, para os concurseiros gaúchos, em 7 de julho.
Dessa forma, se você registrou que irá realizar a prova em uma determinada localização na inscrição, só poderá alterar o local no cartão de confirmação caso conste uma região distinta.
- LEIA TAMBÉM: Ferramenta te mostra uma projeção de quanto é necessário investir mensalmente na previdência privada. Simule aqui
Ou seja, se você registrou que vai realizar o exame no Rio de Janeiro no ato da inscrição, mas constar no cartão de confirmação que você vai fazer a prova em Campinas, terá direito de correção. Quaisquer outras alterações não serão aceitas.
Após confirmar seus dados, é possível realizar a impressão do documento. Basta clicar no símbolo que representa uma impressora no canto superior direito da tela.
O Ministério da Gestão recomenda que as pessoas inscritas no exame levem o documento impresso no dia do Enem dos concursos, apesar de não ser obrigatório.
As provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)
O Enem dos Concursos Públicos oferece 6.640 vagas, com remuneração inicial de R$ 22,9 mil, para 2,14 milhões de inscritos. Os candidatos serão submetidos a duas provas.
Para ambos os exames, o tempo mínimo de permanência é de duas horas. Caso saia antes, o concurseiro será eliminado do processo seletivo. A primeira prova terá duração de 2h30, enquanto o segundo exame terá duração de 3h30.
Para participar do certame, os candidatos devem apresentar o cartão de confirmação de inscrição – impresso ou digital – e documento original com foto. Segundo o edital, cópias não serão aceitas, mesmo que autenticadas.
Os exames serão realizados em turnos distintos, no mesmo dia. Confira:
- Turno da manhã: das 9h às 11h30 (horários de Brasília). A prova contém questões objetivas, com conteúdo comum a todos os inscritos. Os portões de entrada abrem às 7h30 e fecham às 8h30 (horários de Brasília);
- Turno da tarde: das 14h30 às 18h (horários de Brasília). O segundo exame será composto por questões específicas e dissertativas. Os portões de entrada abrem às 13h e fecham às 14h (horários de Brasília).
Anotações e resultados: o que esperar do Enem dos concursos públicos
Durante a aplicação da prova, os participantes vão receber duas folhas para anotação das respostas. Os papéis são um rascunho com o número exato de questões, em que um é destinado para as provas no período da manhã e outro para os exames da tarde.
Apesar da disponibilização das folhas de anotações, o documento utilizado nos exames da manhã não poderão ser levados para a sala de prova no período da tarde.
Caso o candidato esteja com o papel, ele deverá ser colocado no envelope fornecido pelos fiscais para guardar utensílios pessoais, como telefones e chaves.
Além disso, segundo o ministério, os participantes que queiram levar as folhas para casa deverão aguardar até os últimos 30 minutos da aplicação da prova.
A lista final de aprovados no Enem dos concursos públicos será divulgada em 21 de novembro. Confira o calendário com as principais datas:
- Aplicação das provas: 18 de agosto
- Divulgação dos cadernos de provas: 18 de agosto, após às 21h
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20 de agosto
- Prazo para solicitação de eventuais recursos: 21 de agosto
- Divulgação da imagem do Cartão-Resposta: 8 de setembro
- Divulgação final dos resultados: 21 de novembro
- Início da convocação para posse e cursos de formação: janeiro de 2025