Enem dos concursos ocorre neste domingo (18); confira tudo o que você precisa saber para o dia das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)

Concurso Público Nacional Unificado 2024, o Enem dos concursos

Os concurseiros chegaram à reta final de um dos processos seletivos mais importantes do país. As provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) serão aplicadas neste domingo (18), às 9 horas no turno da manhã e às 14h30 no turno da tarde.

Os mais de 2 milhões de inscritos vão disputar as 6.640 vagas, com salário inicial de R$ 22,9 mil, através da realização de dois exames.

As provas do chamado Enem dos Concursos Públicos estavam previstas inicialmente para ocorrer em 5 de maio. Porém, devido às enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, os exames foram adiados para este fim de semana.

As avaliações serão realizadas em turnos distintos, no mesmo dia. Para a prova do período da manhã, os portões de entrada serão abertos às 7h30 e fecharão às 8h30 (horários de Brasília).

Já no turno da tarde, os concurseiros poderão entrar no local da aplicação do exame a partir das 13h até às 14h (horários de Brasília).

Novo cronograma do CPNU

Além dos horários, os participantes devem ficar atentos às alterações no cronograma do processo seletivo. 

Isso porque o procedimento de verificação das condições declaradas para as vagas reservadas aos candidatos pretos e indígenas foi adiado, o que gerou modificações nas datas posteriores.

O Ministério da Gestão optou pela alteração devido ao fato de que a convocação estava prevista para acontecer nos mesmos dias do segundo turno de votações das eleições municipais deste ano.

Dessa forma, o processo, que ocorreria nos dias 26 e 27 de outubro, será realizado em 2 e 3 de novembro. Apesar da mudança, a divulgação final dos resultados continua prevista para 21 de novembro. Confira como ficou o restante do calendário:

  • Resultados preliminares da avaliação de títulos: 4 de novembro
  • Prazo para solicitação de recursos da avaliação de títulos: 4 e 5 de novembro
  • Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da autodeclaração: 13 de novembro
  • Prazo para solicitação de recursos da avaliação da autodeclaração: 13 e 14 de novembro
  • Resultados finais: 21 de novembro

As provas do Concurso Público Nacional Unificado

A aplicação dos exames do Enem dos concursos públicos terá tempo mínimo de permanência de duas horas. Caso o candidato saia antes do período estipulado, será eliminado do processo seletivo.

A primeira prova terá duração de 2h30, enquanto o segundo exame terá duração de 3h30.

No turno da manhã, os candidatos que concorrem às vagas de ensino superior responderão 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa.

Já os concurseiros que buscam ocupar as vagas voltadas para ensino médio terão que responder 20 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, além de fazer uma redação.

No período da tarde, os inscritos nas oportunidades que exigem diploma de ensino superior serão submetidos a uma prova com 50 questões objetivas sobre conhecimentos específicos. 

As oportunidades para esses profissionais são divididas em sete blocos temáticos, que contarão com avaliações diferentes para cada um deles.

Para o nível médio, a prova do turno vespertino será formada por 40 questões objetivas.

Durante a aplicação da prova, os participantes receberão duas folhas para anotação das respostas. Os papéis são um rascunho com o número exato de questões, em que um é destinado para as provas no período da manhã e outro para os exames da tarde.

O que pode ou não levar?

Para participar do certame, os candidatos devem apresentar o cartão de confirmação de inscrição – impresso ou digital – e documento original com foto. Segundo o edital, cópias não serão aceitas, mesmo que autenticadas.

Em caso de apresentação de documentação digital, os inscritos deverão acessar o aplicativo no momento da identificação. Por isso, é recomendável já tê-los baixados no celular. 

Você pode acessar os aplicativos dos documentos digitais válidos para o Enem dos concursos aqui:

Os concurseiros também deverão levar caneta preta de material transparente. Além disso, os inscritos poderão levar alimentos e água para o consumo durante a prova. Contudo, as embalagens precisam estar lacradas e as garrafas devem ser transparentes.

Durante o exame, não será permitido o uso de relógio, aparelhos eletrônicos, óculos escuros ou qualquer acessório de chapelaria, como chapéu, boné, gorro etc.

  • Você já está se preparando para se aposentar sem depender do INSS? Veja  uma série de conteúdos especiais para te ajudar no seu planejamento financeiro; confira gratuitamente

A organização do concurso público vai disponibilizar envelopes porta-objetos para que os candidatos possam guardar materiais eletrônicos e itens pessoais. Eles deverão ser lacrados, identificados e colocados embaixo da mesa durante a prova.

Apesar da disponibilização das folhas de anotações, o documento utilizado nos exames da manhã não poderão ser levados para a sala de prova no período da tarde. 

Caso o candidato esteja com o papel, ele também deverá ser colocado no envelope fornecido pelos fiscais.

Além disso, segundo o ministério, os participantes que queiram levar as folhas para casa deverão aguardar até os últimos 30 minutos da aplicação da prova.

Vale destacar que, devido ao tempo de duração da prova, é recomendado que os inscritos utilizem roupas confortáveis. 

Atendimentos especiais no concurso público

Entre os 2,1 milhões de inscritos, 54.219 solicitaram atendimento especial para o dia da prova do Concurso Público Nacional Unificado. 

O grupo inclui pessoas com deficiência, autistas, gestantes e lactantes, idosos e candidatos que informaram limitações funcionais e necessidade de adaptações.

Para a participação de todos, o Ministério da Gestão irá disponibilizar uma série de soluções, como a colocação de candidatos em salas de fácil acesso, mesa para cadeira de rodas, leitura labial, tempo adicional para conclusão do exame e entre outros.

Do total de candidatos com necessidades especiais, 47.093 concurseiros terão acesso às medidas de auxílio, mas farão a prova comum. 

Já os outros 7.126 candidatos – a maioria com baixa visão, cegueira e/ou deficiência auditiva – receberão kits de provas específicos.

Os exames diferenciados poderão ser em braile e ter a fonte do texto ampliada para os tamanhos 18 ou 24. Também serão disponibilizados profissionais que leem a prova para o candidato e transcritores que redigem as respostas.

Também será permitida a realização da redação em braile, mas os inscritos na modalidade precisarão levar os próprios maquinários e as folhas específicas.

Já as pessoas com deficiência auditiva receberão notebooks com vídeo prova traduzida para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e prova adaptada para leitor de tela. 

Ao todo, o CPNU terá 15 kits de provas adaptadas. Haverá ainda suporte de técnicos de informática para manuseio dos equipamentos e intérpretes de Libras para facilitar a comunicação dos candidatos com a equipe de fiscalização.

A segurança do Enem dos concursos públicos

Para evitar fraudes no dia da prova, o Ministério da Gestão realizará diversas ações para coibir a utilização de pontos eletrônicos e as “colas”, incluindo o reforço da segurança no exame.

Durante  a aplicação, haverá coleta de digitais para comprovar que o candidato presente é a mesma pessoa que realizou a inscrição e também serão instalados detectores de metais.

Os estados do Rio Grande do Sul, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro e Roraima contarão com o efetivo da Força Nacional, além das forças de segurança locais.

Além disso, no intervalo entre a data inicialmente prevista para a aplicação das provas do concurso público, em 5 de maio, e o dia 3 de agosto, os cadernos ficaram armazenados em espaço seguro e protegido 24h pelas equipes de segurança.

De acordo com o coordenador-geral de logística do Enem dos concursos públicos, Alexandre Retamal, o esquema de segurança nunca foi interrompido, mesmo com o adiamento dos exames por causa das enchentes no Rio Grande do Sul.

Source link

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *