Escola do Legislativo abre a semana com curso sobre os fundamentos da inteligência artificial para servidores da Assembleia

A Escola do Legislativo, órgão do Parlamento goiano, promoveu, nesta segunda-feira, 26, o curso “A Inteligência Artificial no Setor Público”, direcionado aos servidores da Casa, com turmas nos períodos da manhã e da tarde. O evento teve como o objetivo aperfeiçoar os servidores sobre a crescente importância da IA no mundo moderno, apresentando a ideia central da tecnologia generativa de maneira acessível e compreensível.

O conteúdo buscou familiarizar os participantes com os conceitos básicos e as aplicações práticas dessa tecnologia em diferentes setores, preparando-os para reconhecer e explorar suas potencialidades no cotidiano profissional.

As aulas ficaram a cargo do professor Luiz Fernando Calaça Silva, pós-graduado em big data e machine learning pela Faculdade Sul Americana (Fasam). Ele possui também graduação em sistemas de informações pela Faculdade Delta, atuou como professor de graduação e pós-graduação das disciplinas de algoritmos I, web semântica, inteligência artificial, sistemas de informação I e II na Faculdade Fasam.

Calaça ressaltou que buscou aplicar o conteúdo de forma a introduzir os conceitos fundamentais de inteligência artificial e IA generativa, explicando como funcionam os modelos da última, como redes neurais e algoritmos de aprendizado profundo, apresentando exemplos práticos e aplicações de IA generativa em diferentes setores e demonstrando o uso de ferramentas básicas, com atividades práticas para reforçar o entendimento dos participantes sobre o conteúdo abordado.

“Por meio desse conteúdo, os servidores terão mais facilidade em otimizar o trabalho permitindo analisar grandes massas de dados, identificar fraudes, prever incidentes, reduzir gastos e principalmente aprimorar a qualidade do serviço público”, disse.

A Escola do Legislativo goiano é um órgão da estrutura administrativa da Assembleia Legislativa e tem como diretor, atualmente, Marcos Antônio de Araújo Filho.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima