Rede Municipal de Ensino de Teresópolis passa a contar com 10 unidades com o sistema, sendo 9 delas implementadas na gestão do Prefeito Vinicius Claussen
A Escola Municipal Elza de Oliveira Tricano, localizada na Vila Muqui, também terá horário integral a partir de 2022. Com isso, a Rede Municipal de Ensino de Teresópolis passa a contar, na cidade e no interior, com 10 unidades com o sistema, sendo 9 delas implementadas na gestão do Prefeito Vinicius Claussen.
“Nossos investimentos na Educação não param. Em 2022, mais 4 unidades escolares serão de tempo integral. No total, teremos 10 escolas integrais no município, 9 delas implementadas na nossa gestão. Com certeza, o tempo integral vai influenciar de forma muito positiva no desenvolvimento das crianças, proporcionando ocupação durante todo o dia com atividades alternadas entre conteúdo pedagógico e por trabalho de corpo e movimento principalmente, trazendo projetos de vida e vocações olímpicas”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen, pontuando que os estudantes também passam a fazer 4 refeições diárias nas unidades.
A Escola M. Elza de Oliveira Tricano passa a atender, em 2022, cerca de 80 crianças em turmas de Pré-I, Pré-II e 1º ano do Ensino Fundamental. As escolas Ciep Sebastião Mello, localizado no Barroso, E. M. Hilário Ribeiro, no Quebra Frascos, e a E. M. Amélia dos Santos Ramos, situada em Campo Limpo, no 2º Distrito, do primeiro segmento, também terão horário integral a partir de 2022. O Ciep Sebastião Mello, por exemplo, vinha atendendo cerca de 300 alunos do Pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental, divididos em dois turnos. A partir da ampliação, vai passar a atender aproximadamente 350 alunos.
Já funcionam das 7h30 às 15h as escolas Professora Acliméa Nascimento (São Pedro), Governador Portella (Morro dos Pinheiros), Professor Sylvio Amaral dos Santos (Granja Guarani), Heleno de Barros Nunes (Fischer) e Rui Barbosa (Gamboa/2º Distrito).
Outro importante investimento da gestão é a implantação do programa GEO – Ginásio Experimental Olímpico no Cedal (Centro Educacional Rose Dalmaso), no bairro de São Pedro. A unidade será a primeira escola municipal de Teresópolis a receber o programa no ano letivo de 2022. O programa do Instituto Trevo tem como objetivo levar a temática olímpica para o ambiente escolar, proporcionando a interação entre todas as disciplinas dos conteúdos regulares, com ênfase nos valores olímpicos.
Valorização da Educação Municipal
A valorização da Educação Municipal é um dos principais focos da gestão do Prefeito Vinicius Claussen. Os investimentos acontecem em diversas áreas da Educação, como a ampliação de unidades que atendem em tempo integral. A contratação, por concurso, de mais de 400 professores depois de 10 anos sem acontecer, a aquisição de uniformes e material escolar para os mais de 21 mil alunos da rede, a mudança no formato da merenda, priorizando a qualidade das refeições oferecidas, e, para breve, a distribuição de 19 mil tablets para os estudantes e de notebooks para os professores estão entre as realizações.