Especialista em Inteligência Artificial projeta impactos que a nova tecnologia terá no mercado de trabalho a curto prazo

De acordo com o site WaBetaInfo, o WhatsApp estaria testando algumas novas funções em sua versão beta, entre elas, a possibilidade de conversar por voz com a Meta Al, plataforma de inteligência artificial da empresa. Contudo, essa evolução tecnológica não está sozinha e deve se tornar cada vez mais comum, em se tratando de inteligência artificial e o uso disso em aplicativos, por exemplo. É o que destaca o professor de engenharia de software e especialista em Inteligência Artificial, Thiarlei Macedo, ele é categórico ao afirmar que o aperfeiçoamento profissional nesta área é vital tanto para a manutenção de empregos, quanto para quem deseja ter acesso as melhores vagas, pois o uso da tecnologia já está ditando o mercado de trabalho.

Conforme o especialista em inteligência artificial (IA), nos últimos 18 meses, a tecnologia, especialmente, no que diz respeito às interfaces de voz, evoluiu significativamente. Sendo comum encontrar aplicativos que oferecem a opção de interação por voz, caso do WhatsApp.  Ou seja, o sonho dos assistentes pessoais que organizam agendas e marcam reuniões está se tornando realidade, com grandes empresas investindo pesadamente nessa tecnologia, sendo este um caminho sem volta, assim como é a internet em si.  Segundo Thiarlei, a Google, por exemplo, lançou recentemente as primeiras versões de sua IA, anunciada há mais de um ano, e os resultados são promissores, portanto, a tendência é que essa tecnologia se torne cada vez mais presente nos aplicativos, não sendo exclusivo este uso ao aplicativo de conversas.

No entanto, o professor admite que ainda há muito a ser feito, em termos de amadurecimento da IA, especialmente, no que diz respeito à legislação e aos aspectos éticos. O professor conta que, nos últimos anos, houve uma pressão significativa, principalmente, na Europa e nos Estados Unidos, para estabelecer limites e filtros para o uso da IA. Tendo como resultado, o fato das tecnologias que utilizamos, muitas vezes desenvolvidas no exterior, já virem com essas regulamentações mais rígidas, o que é positivo para nós.  Uma vez que a regulamentação da IA deve aumentar nos próximos anos, com discussões acontecendo em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Segundo o entrevistado, uma questão recorrente nos fóruns de discussão é o medo de perder empregos para a IA. No entanto, o professor garante que o verdadeiro risco está em perder o emprego para pessoas que sabem usar a IA. Afinal, profissionais que dominam essa tecnologia terão uma vantagem competitiva significativa. O professor pondera que o uso da IA está mudando o paradigma vigente, portanto,  é essencial que todos aprendam a utilizá-la. Afinal, segundo ele, aqueles que se adaptarem e souberem usar a IA de forma eficaz terão mais sucesso profissional. Especialmente se atuam nas áreas de marketing, software e vendas, pois a IA oferece grandes oportunidades, e quem não se atualizar ficará para trás. Pois, assim como a internet se tornou indispensável, a IA está se tornando uma ferramenta fundamental para todos, tornando-se a base para muitas atividades do dia a dia.

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima