Um dos principais temores em torno do crescimento da inteligência artificial está relacionado ao impacto dessa tecnologia na estabilidade do emprego em muitos setores. Infelizmente, áreas como tradução, atendimento ao cliente e administração já foram afetadas, pois a IA está começando a substituir as funções de milhares de pessoas. Assim, enquanto alguns especialistas afirmam que não há motivo para temer, outros, como Mo Gawdat (ex-diretor de negócios do Google), dizem justamente o contrário: “A ideia de que a IA criará novos empregos para humanos é uma bobagem”.
Como aponta a Fortune, Gawdat se tornou uma das vozes mais críticas do setor, afirmando que apenas os melhores em suas áreas manterão seus empregos. Contudo, ele acredita que isso acontecerá por tempo limitado, citando empresas como Duolingo, Workday e Klarna como exemplos do que está por vir: apesar das declarações dessas companhias, elas demitiram funcionários ou interromperam contratações para se adaptar a um ambiente de trabalho dominado por ferramentas apoiadas em inteligência artificial.
Acusa os diretores e a febre pelo dinheiro
Segundo a visão de Gawdat, diretores e executivos estão ocupados demais celebrando os aumentos de eficiência, uma situação que os impede de perceber que seus próprios cargos também serão substituídos pela IA. De fato, o ex-diretor de negócios do Google vai além e acredita que a inteligência artificial geral (AGI) será melhor do que os humanos e, por consequência, poderá exercer …
Matérias relacionadas

