O marido dela, Chris Hu, também é acusado na ação. Ele teria transferido milhões de dólares em propina, além de lavar dinheiro para a compra de imóveis e carros de luxo.
Em troca, Linda e seu marido receberam “benefícios econômicos” que incluíam milhões de dólares, viagens, ingressos para eventos e emprego para parentes. A acusação cita até a entrega de um “pato salgado ao estilo de Nanquim preparado por um chef pessoal de um funcionário do governo chinês” na casa dos pais de Linda.
Casal foi preso em casa, em Long Island na terça-feira (3). Eles responderão por conspirar e violar a Lei de Registro de Agentes Estrangeiros, fraude de visto, contrabando de estrangeiros e conspiração para lavagem de dinheiro, segundo a cópia da acusação, à qual a CNN teve acesso.
Linda e Chris Hu se declararam inocentes. Eles foram liberados após o pagamento da fiança, fixada em US$ 1,5 milhão para ela e em US$ 500 mil para ele. Os dois devem comparecer na próxima audiência, em 25 de setembro.
Defesa diz que acusações foram “excessivamente inflamatórias”. À CNN, o Ministério das Relações Exteriores da China disse que não conhecer Linda Sun ou Chris Hu.