O Ministério da Gestão e Inovação informou na manhã deste domingo que os Correios completaram com sucesso a entrega de 100% das provas do Concurso Nacional Unificado e que os exames começaram a ser aplicados no horário previsto, 9h . A empresa estatal foi responsável pela operação de distribuição e coleta das provas para mais de 2 milhões de candidatos em 228 municípios de todo o país.
— Iniciamos as provas do Brasil todo na hora, 9h da manhã. Agora, os candidatos já estão dentro de sala de aula começando as provas — afirmou o coordenador de logística do CNU, Alexandre Retamal.
Segundo a pasta, a operação dos Correios envolveu 20 mil malotes entregues em mais de 3.500 locais, em duas horas, com um total 170 toneladas. Foram mobilizados modais terrestres, aéreos e marítimos e percorrido mais de 153 mil quilômetros .
O Ministério da Gestão e da Inovação acompanha a realização do concurso de uma “sala de situação” instalada no edifício-sede da Dataprev, em Brasília. Há um forte esquema de segurança no local, com cães farejadores e policiais.
A equipe também está conectada ao Centro Nacional de Comando e Controle (CNCC) e aos 27 Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), coordenados por corporações nacionais, mas que possuem sedes em diversos estados.
Esses núcleos foram criados para a Copa Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 e funcionam cruzando informações para monitorar o evento passo a passo.
A seleção é a maior da história do país para cargos no governo federal. São mais de 2,1 milhões de inscritos para concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. Foram definidos 3.647 locais de prova e 72.041 salas, distribuídas em 228 municípios, em todos os estados. Mais de 210 mil pessoas vão trabalhar na aplicação do exame.
Veja o cronograma da prova:
- Aplicação das provas: 18/08/2024
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20/08
- Disponibilização da imagem do cartão-resposta: 10/09
- Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 08/10
- Envio dos títulos: 9 e 10 de outubro
- Previsão de divulgação dos resultados finais: 21/11
- Início da convocação para posse e cursos de formação: janeiro/2025