Em plena temporada de lançamentos na CES, a maior feira de eletroeletrônicos do mundo, que acontece nesta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Samsung pretende dar um novo papel para os aparelhos de TV.
Em entrevista ao GLOBO, Charlie Park, presidente de Consumer Electronics da Samsung Brasil, adianta que a empresa vai apostar em um inédito modelo de 130 polegadas e ampliar o uso da inteligência artificial (IA) nos aparelhos.
- Imposto de Renda 2026: veja tabela, faixas e alíquotas
- Tecnologia: Nvidia lança novas ferramentas de IA para carros autônomos e robôs
“A IA chegou como uma grande aliada no consumo de conteúdo na TV”, diz ele. A companhia prepara ainda a ampliação de seu portfólio de eletrodomésticos, com novas funções geradas a partir de IA, como geladeira, fogão, adega e lava-roupas.
Estamos entrando em um ano importante para a categoria de televisores, com a Copa do Mundo. Quais serão as principais mudanças?
Estamos apostando em telas de até 130 polegadas. Além disso, a inteligência artificial vai agora atuar de forma proativa, aprendendo hábitos, entendendo contextos e antecipando necessidades, oferecendo recomendações personalizadas e respostas naturais.
No caso de uma partida de futebol, o usuário pode pedir informações como resultados de confrontos anteriores entre clubes ou curiosidades sobre jogadores, além de perguntar o nome do estádio onde o jogo está sendo realizado e quem é o artilheiro da partida. Tudo isso usando comandos de voz e recebendo dados em tempo real, diretamente na tela. A inteligência artificial chegou como uma grande aliada no consumo de conteúdo na TV.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/f/a/p4JYnbQjO0u6NwLjIPFg/samsungtv130polegadas.jpeg)
Uma de nossas maiores forças vem do que chamamos de Vision AI Companion, uma plataforma de telas inteligentes que dá vida ao agente de IA. Estamos falando de TVs que entendem o contexto, antecipam necessidades e agem automaticamente.
Em vez de apenas responder a comandos de voz, a tecnologia também compreende contexto e intenção. Assim, a inteligência artificial vai ajustar brilho, contraste e tonalidade em tempo real, de acordo com o conteúdo e o ambiente, garantindo imersão cinematográfica.
Além da imagem, a inteligência artificial reconhece o tipo de conteúdo que está sendo assistido — de um filme a uma partida de futebol —, ajustando também o som em tempo real.
Com isso, a TV pode ganhar um novo papel dentro dos lares?
A TV é a peça central da próxima era da conectividade doméstica, integrando smartphones, eletrodomésticos e serviços em um ecossistema aberto e colaborativo. E a inteligência artificial vai trazer um nível inédito de integração. É nesse contexto que a TV ganha protagonismo e se torna o hub que conecta desde cozinhas inteligentes até sistemas de monitoramento preventivo.
Na prática, isso significa que a TV não apenas exibirá conteúdos com qualidade de imagem. A TV será o coração da casa inteligente, oferecendo interações conversacionais, recomendações personalizadas e integração profunda com dispositivos e serviços.
O senhor citou cozinha inteligente. A IA vai transformar a categoria de eletrodomésticos também?
A cozinha será mais inteligente e colaborativa, oferecendo não apenas eficiência, mas também conveniência para atender às necessidades das pessoas. Por isso, veremos avanços como geladeiras inteligentes capazes de reconhecer mais ingredientes e sugerir receitas personalizadas, fogões que ajustam automaticamente tempo e temperatura, máquinas de lavar com diagnósticos preditivos que reduzem o tempo de manutenção e lava-louças que otimizam o consumo de água e energia.
Estamos fazendo uma parceria com o Google Gemini, na qual criamos o AI Vision, que amplia o reconhecimento de uma gama maior de alimentos, incluindo itens processados, e oferece sugestões de receitas por meio do AI Food Manager.
Além de geladeira e fogão, a IA pode trazer quais novos serviços?
A nova adega, chamada Bespoke AI Wine Cellar, traz reconhecimento automático de rótulos e recomendações de harmonização, com o SmartThings AI Wine Manager. Na lavanderia, o AI Wash+ reduz os ciclos de lavagem e secagem. Já o AirDresser utiliza vapor e fluxos de ar personalizados para preservar roupas delicadas.
A Samsung também vai lançar novos monitores?
A novidade é o primeiro monitor 3D com imagem em 6K. O monitor converte a imagem 3D em tempo real, oferecendo profundidade e realismo sem a necessidade de óculos — o monitor chamado Odyssey 3D. Temos ainda o primeiro monitor a oferecer taxa de atualização de 1.000 hertz, abrindo uma nova era para o ecossistema gamer (quanto maior o hertz, mais fluida a imagem).

