Executivos da Apple AAPL mantiveram conversas internas sobre uma possível oferta pela startup de inteligência artificial Perplexity, informou a Bloomberg News na sexta-feira, citando pessoas com conhecimento do assunto.
As discussões estão em estágio inicial e podem não resultar em uma oferta, disse a reportagem, acrescentando que os executivos da gigante da tecnologia não discutiram uma oferta com a administração da Perplexity.
“Não temos conhecimento de nenhuma discussão atual ou futura sobre fusões e aquisições envolvendo a Perplexity”, disse a Perplexity em resposta a um pedido de comentário da Reuters.
A Apple não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da Reuters.
Grandes empresas de tecnologia estão dobrando os investimentos para aprimorar os recursos de IA e dar suporte à crescente demanda por serviços baseados em IA para manter a liderança competitiva no cenário tecnológico em rápida evolução.
A Bloomberg News também informou na sexta-feira que a Meta META tentou comprar a Perplexity no início deste ano.
Meta anunciou um investimento de US$ 14,8 bilhões na Scale AI na semana passada e contratou o presidente-executivo da Scale AI, Alexandr Wang, para liderar sua nova unidade de superinteligência.
Adrian Perica, chefe de fusões e aquisições da Apple, discutiu a ideia com o chefe de serviços, Eddy Cue, e os principais tomadores de decisões de IA, de acordo com a reportagem.
O fabricante do iPhone supostamente planeja integrar recursos de pesquisa baseados em IA – como o Perplexity AI – em seu navegador Safari, potencialmente se afastando de sua longa parceria com o Google, da Alphabet.
Proibir o Google de pagar empresas para torná-lo seu mecanismo de busca padrão é uma das soluções propostas pelo Departamento de Justiça dos EUA para acabar com seu domínio nas buscas online.
Embora mecanismos de busca tradicionais como o Google ainda dominem a fatia de mercado global, opções de busca com tecnologia de IA, incluindo Perplexity e ChatGPT, estão ganhando destaque e vendo uma adoção crescente por parte dos usuários, especialmente entre as gerações mais jovens.
A Perplexity concluiu recentemente uma rodada de financiamento que a avaliou em US$ 14 bilhões, informou a Bloomberg News. Um acordo próximo a esse valor seria a maior aquisição da Apple até o momento.
A startup NVDA apoiada pela Nvidia fornece ferramentas de busca de IA que entregam resumos de informações aos usuários, semelhantes ao ChatGPT da OpenAI e ao Gemini do Google.