Chamada de Propostas
Programa estratégico da FAPESP em Ciência da Computação com Inteligência Artificial tem sua primeira chamada
Edital do ProCiêncIA vai fomentar por até 60 meses redes de pesquisa voltadas à computação para algoritmos mais eficientes e ao uso de aplicações de IA para solução de problemas em atividades estratégicas
Chamada de Propostas
Programa estratégico da FAPESP em Ciência da Computação com Inteligência Artificial tem sua primeira chamada
Edital do ProCiêncIA vai fomentar por até 60 meses redes de pesquisa voltadas à computação para algoritmos mais eficientes e ao uso de aplicações de IA para solução de problemas em atividades estratégicas

Prazo para submeter proposta se encerra em 08/04 (imagem: Sumaid pal Singh Bakshi/Unsplash)
Agência FAPESP – A FAPESP lançou a primeira chamada de seu Programa Estratégico em Ciência da Computação com Inteligência Artificial – ProCiêncIA. Voltada a pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo, a oportunidade visa apoiar a criação de redes de pesquisa para promover e fazer uso de técnicas de IA para solução de problemas em áreas diversas e complementares de pesquisa e imprimir avanços em Computação de Alto Desempenho (HPC, sigla de High Performance Computing) voltados ao projeto de algoritmos de IA mais eficientes.
A chamada está alinhada ao objetivo central do ProCiêncIA, que consiste em estimular áreas de pesquisa estratégicas envolvendo IA e aplicações que a permeiem, principalmente aquelas que fazem uso de grandes bases de dados.
O lançamento da chamada é motivado não apenas pelo aumento no emprego de técnicas baseadas em IA, mas também pela urgência em promover esforços interdisciplinares necessários para engajar a comunidade científica nos ambientes científico-tecnológico e industrial.
Características das propostas
As propostas devem contemplar pelo menos um dos seguintes eixos: aplicações em áreas de pesquisa estratégicas que façam uso de IA para solução de seus problemas, como educação, medicina, agronegócio e cidades inteligentes; e projeto de técnicas de HPC com vistas a avanços em IA e aplicações.
A chamada vai priorizar o apoio a propostas de pesquisa inovadoras, ousadas e com grande potencial de inserção internacional. Serão priorizadas, ainda, as propostas de criação de redes de pesquisa que evidenciem a colaboração entre equipes multidisciplinares.
Formação de redes de pesquisa
A rede de pesquisa deve incluir um pesquisador responsável (PR) e, no mínimo, dois pesquisadores principais (PPs) por cada grande área do conhecimento envolvida na proposta, sendo um deles da área de ciência da computação (IA) ou correlata. Exige-se que as áreas de atuação de PRs e PPs sejam distintas – evidenciando a criação de novas colaborações –, assim como as instituições de pesquisa a que estão vinculados.
Cada um dos pesquisadores responsáveis e principais que assinam a proposta deve ser responsável (PR) por seus respectivos e distintos Auxílios vigentes na data de submissão da proposta.
O PR e os PPs só podem participar de uma única proposta na chamada.
Apoio FAPESP
A FAPESP vai apoiar os projetos selecionados pela chamada por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Projetos Temáticos, que prevê financiamento por 60 meses, prorrogáveis por outros 12. O custo total da proposta será de até R$ 2,5 milhões, incluindo todos os custos do projeto, inclusive os valores de Reserva Técnica e Reserva Técnica Institucional.
A proposta deve ser submetida por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) até 8 de abril.
A chamada está disponível na íntegra em: fapesp.br/17936.

