Pular para o conteúdo

Fátima Bernardes é vítima de golpe com inteligência artificial · Notícias da TV

Banner Aleatório

Banner Aleatório

Nesta quinta-feira (3), Fátima Bernardes alertou seus seguidores sobre golpes aplicados com inteligência artificial. Os criminosos manipulam a imagem da jornalista para disseminar informações falsas, além de usar a fama da dela para aplicar fraudes. Por isso, a apresentadora chamou a atenção no Instagram.

Em parceria com a Agência Lupa, veículo voltado para combater a desinformação, Fátima Bernardes colocou um holofote nas deepfakes. A tecnologia de inteligência artificial permite trocar rostos e alterar falas em vídeo.

Nos últimos anos, além de jornalista e apresentadora, eu ganhei novos títulos: oftalmologista, criminologista e nutricionista. Mas tem um problema, nada disso é verdade. Em janeiro deste ano, usaram um trecho de uma entrevista minha para promover um falso tratamento ocular. O vídeo mostrava um suposto tratamento revolucionário de cura para problemas de visão. Eu nem preciso dizer que essa informação é totalmente falsa.

Fora da Globo após 37 anos na emissora, Fátima Bernardes aposta no YouTube, no qual posta vídeos de análises, entrevistas e conteúdos turísticos. Os criminosos aproveitam a plataforma para criar conteúdos falsos com a imagem da jornalista.

“Precisamos falar sobre isso. Já faz um tempo que recebo vídeos mentirosos usando a minha imagem de maneira imprópria e não autorizada. Além disso, o mais importante é que não sou eu!! Atenção com os conteúdos que consumimos online e, mais ainda, com o que propagamos! Fake news não é brincadeira”, destacou na legenda do vídeo.

A jornalista, então, encerrou a publicação com um alerta para seus seguidores no Instagram. “Casos como esse reforçam a importância da checagem de informações para evitar cair em golpes. Então, sempre desconfie de conteúdos sensacionalistas”, concluiu Fátima.

No YouTube, o canal de Fátima Bernardes conta com 278 mil inscritos até o momento, um número modesto dentro do universo digital. Desde sua criação, a jornalista já postou 197 vídeos.

Recentemente, Fátima tentou expandir seu público ao participar de podcasts. A comunicadora participou de bate-papos com Felipe Neto e Luiza Possi. Ambas as oportunidades serviram para explorar o lado da jornalista que o público não está tão acostumado.

Source link

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *