O Ginásio Municipal Tancredo Neves se transformou, nesta quinta-feira (19), em um verdadeiro centro de oportunidades. O primeiro Feirão de Empregos de 2026, promovido pela Prefeitura Municipal de Alvorada, reuniu mais de 500 alvoradenses em busca de inserção ou recolocação no mercado de trabalho.
Para o prefeito Douglas Martello, o evento demonstra o compromisso da gestão com quem mais precisa de oportunidade. “Nosso foco é criar caminhos reais para que as pessoas conquistem emprego e renda. Quando conectamos empresas e trabalhadores, estamos fortalecendo famílias e impulsionando o crescimento de Alvorada”.
Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), em parceria com o FGTAS/SINE, o evento ofertou cerca de 300 vagas em diversos setores do comércio e da indústria.
A iniciativa, que começou há exatamente um ano, integra um conjunto de ações estratégicas voltadas à ampliação da empregabilidade, ao fortalecimento da economia local e ao desenvolvimento socioeconômico do município.
“O Feirão é resultado de planejamento e diálogo com o setor produtivo. Nosso objetivo é facilitar o acesso ao emprego, reduzir distâncias e tornar o processo de contratação mais ágil tanto para as empresas quanto para os candidatos”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Roberto Silveira.
Aproximando empregadores e candidatos
Durante a tarde, as empresas realizaram entrevistas no local e encaminhamentos para oportunidades. Com 60 anos, José Eduardo Luz Netto buscava uma realocação no mercado de trabalho e destacou a facilidade de acesso e proximidade promovidos pela iniciativa.
Em busca do seu segundo emprego, Ana Luiza Garcia do Santos, de 20 anos, reconheceu a importância do evento para auxiliar tanta gente que precisa. “Eu terminei a escola, terminei os meus cursos e agora eu tô procurando algo na minha área, que é a administração”, explicou.
Entre as empresas, o Baita Super ofereceu vagas em setores como reposição de produtos, caixa e área de açougue. Conforme Tatiane Tedesco, analista de RH do Baita Super, o Feirão é um momento importante para acolher empregados em todas as lojas de Alvorada. “Tivemos pelo menos umas cinco pessoas que a gente vai fazer entrevista na loja, e que, dando tudo certo, com certeza, já vamos contratá-los”, afirmou.
Texto: Nathália Ely/Prefeitura de Alvorada

