Pular para o conteúdo

Fevereiro inicia com novo ZCAS, temporais e chuva de granizo em diversas regiões do Brasil

Banner Aleatório

Mulher observa a chuva na beira do mar em cidade do litoral / Reprodução/Pexels/Verstairse

Banner Aleatório

Fevereiro mal começou e um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema que traz chuva persistente para diversas regiões do país, segundo informações da Climatempo. O fenômeno deve se configurar a partir da tarde deste domingo (1), organizando um corredor de umidade que atravessa o Brasil desde a região Norte até o Sudeste pelos próximos 3 dias.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No litoral paulista a tendência é a de que ocorram pancadas de chuva moderadas a fortes já a partir desta segunda, dia 2, normalmente entre às 13h e 19h, permanecendo a instabilidade pelo menos até a quarta, dia 4.

Continua depois da publicidade

Alerta de chuva forte no Sudeste e Centro-Oeste

Com a ZCAS mais ao sul, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul entram na rota principal das instabilidades. A previsão indica tempo fechado e chuva recorrente, que pode ocorrer tanto de forma persistente quanto em pancadas de forte intensidade. Além dessas áreas, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso continuam sob influência do sistema.

Alívio para os reservatórios em São Paulo

Uma das notícias positivas deste episódio é o possível impacto nos reservatórios paulistas. A orientação do corredor de umidade deve favorecer o sul de Minas Gerais, o que ajuda indiretamente no nível dos mananciais que abastecem o estado de São Paulo, atualmente em níveis críticos. Embora não resolva o problema hídrico, a chuva constante representa um fôlego importante para o sistema.

Continua depois da publicidade

Período de atuação e riscos de transtornos

Diferente de outros episódios, esta ZCAS deve ter uma duração mais curta, perdendo força já na quarta-feira (4). No entanto, o curto período não diminui a necessidade de atenção. Como o solo já se encontra úmido em muitas regiões, há risco elevado para alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, especialmente em áreas de encosta.

Orientações de segurança para a população

A meteorologia recomenda cautela durante os temporais, evitando áreas abertas e não se abrigando debaixo de árvores ou estruturas metálicas. Em caso de rajadas de vento e descargas elétricas, o ideal é retirar aparelhos eletrônicos da tomada e evitar o contato com redes de esgoto ou bueiros. Motoristas devem reduzir a velocidade e evitar atravessar vias alagadas durante os períodos de chuva intensa.

Fevereiro chega com a atuação do ZCAS, trazendo temporais e até mesmo granizo em diversas regiões do Brasil. Este fenômeno meteorológico pode trazer impactos significativos para a população, mas também oferece a oportunidade de refletir sobre a importância da prevenção e do planejamento para lidar com situações adversas. Como servidor público há mais de 16 anos, incentivo a todos a se manterem informados sobre as condições climáticas e a adotarem medidas de segurança, a fim de minimizar possíveis danos e prejuízos. Aproveite esse momento para rever seus planos de contingência e estar preparado para enfrentar os desafios que o tempo pode nos apresentar. Juntos, podemos garantir uma sociedade mais segura e resiliente. Vamos aproveitar essa oportunidade para refletir sobre como podemos tirar o melhor proveito do serviço prestado à sociedade e obter resultados ainda mais positivos.

Créditos Para a Fonte Original

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *