O Seminário IAGENE visa sensibilizar a comunidade para uma utilização racional, íntegra e transparente da inteligência artificial generativa
O seminário terá lugar na manhã de 30 de abril, no Auditório CIM-FMUP. Foto: FMUP
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está a organizar o Seminário “Inteligência Artificial Generativa – Ética e Integridade” (IAGENE), que irá decorrer no dia 30 de abril, a partir das 9h00, no Auditório do CIM-FMUP.
De acordo com o programa, estarão presentes na sessão de abertura o diretor desta Faculdade, Altamiro da Costa Pereira, o diretor do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da FMUP, João Fonseca, e o Vice-Reitor da Universidade do Porto, José Castro Lopes.
O principal objetivo deste seminário, explica Ivone Duarte, professora da FMUP, passa por “sensibilizar a comunidade académica para uma utilização racional, íntegra e transparente da inteligência artificial generativa nos múltiplos contextos em que esta se aplica”.
“A IAGen coloca sérias questões éticas e de conduta académica, no ensino, na investigação e na publicação científica”, explica, que irá moderar a sessão “IA Update”. Por isso, diz, é essencial “promover um espaço de diálogo interdisciplinar, envolvendo diferentes áreas do saber e estimular a construção de políticas institucionais sobre o uso ético e transparente da IA generativa”.
Quanto ao público-alvo, será a comunidade académica e científica da U.Porto e de outras universidades e centros de investigação, nomeadamente profissionais ligados ao ensino e à investigação de “qualquer área do conhecimento em que a inteligência artificial generativa tenha, já hoje, um significativo impacto”. Entre os destinatários destacam-se ainda os/as membros das comissões de ética.
Em debate estarão também temas como as guidelines éticas e de integridade que são importantes neste domínio, dado que “é necessário que professores, investigadores e estudantes conheçam com clareza o âmbito e os limites da utilização da inteligência artificial generativa, nomeadamente sobre a sua utilização abusiva”. Esta sessão tem início às 11h00 e contará com a moderação de Rita Negrão e comentários de diferentes individualidades.
Ivone Duarte, Ricardo Correia, Alberto Freitas e Rui Nunes, professores da FMUP, fazem parte da Comissão Executiva deste evento, integrado na programação das comemorações do Bicentenário da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do respetivo formulário online.