Foi gerada por IA (inteligência artificial) uma foto viral que mostra o ditador Nicolás Maduro sendo capturado por oficiais dos Estados Unidos neste sábado (3). Aos Fatos verificou que o registro foi originalmente publicado por um perfil no Instagram dedicado à produção de conteúdos sintéticos. No post, está identificado que a imagem foi criada digitalmente.
As publicações enganosas acumulavam milhares de curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook e no X até a tarde deste sábado.
Só digo uma coisa. O mundo vai virar de cabeça para baixo

Publicações nas redes têm compartilhado como se fosse real uma cena gerada por IA que supostamente mostra Nicolás Maduro sendo levado por militares americanos.
Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou o registro original e constatou que ele foi criado por um perfil especializado em conteúdos manipulados. Na publicação original, o responsável pela conta sinaliza o uso de inteligência artificial.
Além disso, há outros indícios de que a imagem não é verdadeira:
- Maduro e a esposa, Cilia Flores, foram presos pela Delta Force, uma unidade de elite das Forças Armadas americanas, e não pela DEA (Drug Enforcement Administration), a agência antidrogas dos EUA, como mostra a imagem viral;
- Trump usou perfil em sua própria rede social, a Truth Social, para divulgar uma foto do ditador preso, na qual ele está vestindo roupas diferentes daquelas vistas nas publicações desinformativas (veja abaixo):

Após meses de rumores e movimentações militares nas proximidades da costa venezuelana, os Estados Unidos atacaram neste sábado diversos pontos da capital Caracas e capturaram Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores.
Segundo a imprensa internacional, o casal foi levado em uma embarcação militar até a Base de Guantánamo, seguindo de avião para Nova York, onde será julgado sob acusação de narcoterrorismo, tráfico de drogas e de armas.
O caminho da apuração
Aos Fatos realizou uma busca reversa das imagens e encontrou a publicação original, na qual está sinalizado o uso de IA. Também analisamos a foto para identificar outros sinais de manipulação. Além disso, utilizamos informações da imprensa para contextualizar a operação militar.
Atualização: Este texto foi atualizado às 18h51 de 3 de janeiro de 2026 para informar a chegada de Maduro a Nova York.

